Câmara de Brumadinho busca informações do projeto Câmara Mirim
Publicada em 15/04/2013 17:44
Projeto ipatinguense é referência em Minas Gerais e serve como modelo para muitas Câmaras
A presidente da Câmara de Brumadinho, Renata Parreiras (PSB), e servidoras que compõem a equipe técnica daquela Casa Legislativa visitaram na tarde desta segunda-feira, (15) o Legislativo ipatinguense e foram recebidas pelo presidente Ley do Trânsito (PSD). A visita teve como objetivo conhecer melhor o programa Câmara Mirim, instalado em Ipatinga desde 2007.
Conforme Renata, em Brumadinho, desde 2005 o projeto Câmara Mirim foi aprovado, mas até hoje não foi regulamentado.
Ley disponibilizou toda a legislação e informação técnica para auxiliar a presidenta e colocou a equipe à disposição para prestar esclarecimentos necessários para a execução do projeto no município.
A servidora Elza Vieira de Paula e o gerente do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), Tadeu Antônio Figueiredo, explicaram como são feitas a eleição, a posse, as reuniões da Câmara Mirim, o processo de votação e o sorteio de composição das legislaturas. Foi também cedido todo material disponível para ajudar os futuros mirins de Brumadinho.
“É um processo que envolve as escolas, desde a idéia do projeto até a execução do mesmo. As escolas, particulares e publicas, são nossas parceiras”, disse Elza.
O presidente Ley enfatizou que trazer o público jovem para a instituição é um orgulho. “Poder contar com estas crianças e adolescentes e ter a oportunidade de contribuir para uma cidadania mais efetiva é o maior ganho do projeto”, afirmou Ley do Trânsito.
Para Renata, a visita foi proveitosa e a interação entre os poderes é favorável, uma vez que uma casa Legislativa sempre sai ganhando quando cumpre seu papel de buscar melhoria para o munícipe.