Início do conteúdo

Vereadores mirins tomam posse e elegem nova Mesa Diretora


Publicada em 06/05/2013 18:49

Vereadores mirins tomam posse e elegem nova Mesa Diretora

 

Presidente eleito conclama colegas para fazerem o melhor mandato da história da Câmara Mirim de Ipatinga

 

Os vereadores eleitos para o quarto mandato da 3ª Legislatura da Câmara Mirim de Ipatinga tomaram posse em sessão solene realizada nesta segunda-feira (6). O estudante Luiz Carlos da Costa Filho, do Colégio Mayrink Vieira, foi escolhido o novo presidente do parlamento jovem, que terá como vice-presidente Ana Carolina Rodrigues de Oliveira Miranda (E.M. Carlos Drumond de Andrade), primeiro secretário Victor Hugo Rodrigues Ferreira (Colégio São Francisco Xavier) e segunda secretária Vanessa Meireles Amorim (E.E. Almirante Toyoda).

 

Os 13 novos vereadores mirins participarão de sua primeira sessão legislativa no dia 3 de junho, às 14h. O mandato tem duração de seis meses.

 

Seguindo o que determina o Regimento Interno da Câmara Mirim, a sessão solene realizada nesta segunda-feira foi presidida pelo vereador Walison Guimarães, o mais votado do mandato, com 231 votos. Luiz Carlos da Costa Filho atuou como secretário dos trabalhos de posse dos novos vereadores e eleição da Mesa Diretora.

 

Além de alunos de várias escolas de Ipatinga, amigos e familiares do vereadores mirins que tomavam posse, participaram da sessão solene a prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, o presidente da Câmara Municipal, vereador Ley do Trânsito (PSD), o vice-prefeito Coronel Alfredo Ramalho, os vereadores Agnaldo Bicalho (PT), Lene Teixeira (PT), Ademir Cláudio (DEM), Roberto Carlos (PV), Léo Escolar (PCdoB) e Juarez Pires (PT).

 

A Chapa encabeçada por Luiz Carlos da Costa Filho, denominada Juventude Atuante, venceu a eleição com 8 votos favoráveis. A Chapa Adolescentes Unidos para Atuar, liderada pela estudante Thaís Alves Coelho de Abreu Pessoa (E.M. Maria da Conceição Pena Rocha), recebeu 5 votos.

 

Em seu discurso de posse, Luiz Carlos agradeceu a todos que contribuiram para sua eleição como vereador mirim e também a presidente da Mesa Diretora. Ele destacou a importância da união entre os vereadores mirins e já apresentou uma reivindicação ao presidente Ley do Trânsito.

 

“Quero dizer para todos os colegas vereadores mirins que o mais importante a partir de agora não é ser presidente desta casa, mas sim trabalharmos juntos para fazermos deste mandato o melhor da história deste importante projeto que é a Câmara Mirim. Gostaria de uma atenção do presidente Ley do Trânsito em divulgar o nome dos autores dos projetos da Câmara Mirim que forem aprovados pela Casa”, afirmou Luiz Carlos da Costa Filho.

 

O presidente da Câmara, Ley do Trânsito, ressaltou em seu discurso ser um admirador e incentivador das jovens lideranças. Ele lembrou que é um dos mais jovens vereadores do legislativo ipatinguense, sendo necessária a renovação de pensamentos e ações no país.

 

“A força da juventude é, a meu ver, uma das mais importantes alavancas a impulsionar as necessárias transformações que nossa cidade, nosso estado, nosso país e o nosso planeta tanto necessitam. Acredito que este seja o primeiro de muitos passos que vocês darão rumo a uma jornada promissora em suas vidas como agentes transformadores de pensamentos e comportamentos”, disse Ley do Trânsito.

 

A prefeita Cecília Ferramenta iniciou seu pronunciamento pedindo desculpas aos vereadores mirins que terminavam seu mandato por não ter acompanhado mais de perto suas atividades. Segundo ela, foram muitas as atribulações enfrentadas nos primeiros meses deste ano, após assumir o cargo de prefeita de Ipatinga, o que a impossibilitou de estar presente nos trabalhos da Câmara Mirim. Cecília aproveitou para convidar os novos vereadores mirins para visitarem a Prefeitura e conhecerem todos os seus setores e secretarias.

 

“Esta Câmara Mirim toma posse com a responsabilidade de já estar inserida dentro do que é a verdadeira cidadania, a democracia, a importância de participar no sentido de transformar nossa sociedade. De participar no sentido de buscar soluções conjuntas para todos os problemas que temos vivido em nossa cidade e nosso país. Problemas quando falamos de segurança pública, de educação, de saúde, de limpeza pública, meio ambiente e de tudo que estamos tentando fazer na prefeitura, juntamente com os vereadores, que estão empenhados em fazer esse trabalho de resgate da nossa cidade. Vocês vereadores mirins terão a oportunidade de compartilharem conosco todo este trabalho”, finalizou Cecília Ferramenta.  

 

Início do rodapé