Início do conteúdo

Reajuste salarial de servidores públicos municipais


Publicada em 20/05/2013 16:38

  Reajuste salarial de servidores públicos municipais

O líder do governo na Câmara Municipal de Ipatinga, vereador Sebastião Guedes (PT), disse, em reunião ordinária desta segunda-feira (20/05), estar confiante de que a administração Cecília Ferramenta encontrará um desfecho satisfatório para atender às reivindicações de reajuste salarial dos servidores públicos.

 

Em boletim de notícias publicado recentemente, o Sintserpi (Sindicato dos Servidores Municipais de Ipatinga) pede a recomposição mínima das perdas salariais decorrentes da inflação do ano de 2012 pelo índice INPC e ameaça entrar em greve caso não seja atendido.

 

Guedes classificou a manifestação dos servidores como legítima e afirmou que o governo está estudando a melhor medida a ser tomada. O líder petista atribui as dificuldades em se reajustar os salários aos problemas econômicos herdados da administração anterior.

 

“Estamos quitando dívidas deixadas pelo governo passado, como as férias pendentes dos servidores públicos. Mas o governo está preocupado em atender os servidores e acredito que teremos um desfecho satisfatório”, disse o vereador.

 

Minutos antes, o vereador da oposição Roberto Carlos (PV) havia subido à tribuna para exigir que a Prefeitura atenda compromisso firmado com o Sintserpi.

 

Roberto Carlos apresentou reprodução de uma cópia de uma carta assinada e publicada pelo sindicato em que a então candidata Cecília Ferramenta se compromete a reajustar os salários dos servidores municipais.    

 

“São nove anos em que as administrações anteriores vêm reajustando todos os anos as perdas salariais. Não dá para se quebrar um ciclo de nove anos de respeito aos servidores agora”, disse Roberto Carlos.

 

O parlamentar citou municípios da região onde o reajuste foi concedido e o prazo de 60 dias dado pelo sindicato para que a administração de Ipatinga dê uma resposta.

 

“Municípios como o de Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso deram reajustes a seus servidores. Aqui em Ipatinga, encerra-se hoje o prazo de 60 dias e a Prefeitura ainda não deu sinais de que atenderá a reivindicação”. 

 

Roberto Carlos afirmou ainda que há uma legislação municipal que garante reajustes anuais, mas foi alertado por Guedes de que também é necessário cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

“Se por um lado temos essa legislação municipal, temos também a lei federal da Responsabilidade Fiscal, que exige que as prefeituras municipais gastem no máximo 54% de seus orçamentos com a folha de pagamento. Estamos hoje atingindo 52%, o que nos leva a necessidade de equacionar essas duas exigências”, disse o vereador Guedes.

Início do rodapé