Início do conteúdo

Vereadores aprovam audiência pública para discutir reajuste dos servidores da Prefeitura


Publicada em 21/05/2013 16:59

Vereadores aprovam audiência pública para discutir reajuste dos servidores da Prefeitura

O vereador Roberto Carlos Muniz (PV) apresentou nesta terça-feira (21) o Requerimento nº 41/2013, no qual pede a realização de audiência pública para discutir o reajuste salarial reivindicado pelos servidores públicos municipais de Ipatinga. A proposição foi aprovada por unamidade pelos vereadores.

 

No mesmo momento em que acontecia a reunião ordinária no plenário da Câmara Municipal, centenas de trabalhadores promoviam manifestação em frente à Prefeitura. Boa parte deles se deslocou para o Legislativo e acompanhou o trabalho dos parlamentares.

 

Conforme Roberto Carlos, a discussão da situação dos servidores públicos deveria acontecer no sindicato, no caso o Sintserpi (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público de Ipatinga), mas diante da dificuldade enfrentada pela categoria uma alternativa é fazê-la na Câmara Municipal. “Nessa hora o que temos que buscar é a resolução do problema. O sindicato não pode ficar sozinho nessa luta, o reajuste dos servidores é uma obrigação. A lei 2.426, nos seus artigos 21 e 23, preconiza os direitos que eles estão defendendo aqui na nossa porta”.

 

O vereador afirmou que os servidores públicos realmente não devem aceitar o recebimento de vencimentos menores que o salário mínimo e que não haja a recomposição anual dos salários. “É preciso que o governo municipal parta do campo da promessa para a prática, tenha transparência nos números e participe da discussão que acontecerá na audiência pública. Nosso papel é promover junto com o Sintserpi essa discussão em alto nível, buscando a transparência e não o comprometimento da folha de pagamento da Prefeitura e dando ao servidor o que lhe é de direito”, declarou Roberto Carlos.

 

O vereador Agnaldo Bicalho também usou a tribuna para se manifestar a respeito da situação da campanha salarial promovida pelos servidores públicos municipais de Ipatinga. “Nós entendemos que a situação é difícil, que a Prefeitura não está nadando em dinheiro e que ela herdou dívidas, mas nós precisamos em um ato de responsabilidade eleger prioridades. O servidor público merece ser prioridade nesse momento”.

 

De acordo com Agnaldo Bicalho, o governo precisa se sensibilizar e a Câmara Municipal tem um importante papel nesta situação. “Não dá para o servidor terminar este ano com reajuste zero. Valorizar o servidor é garantir que nós vamos ter um futuro melhor nesta cidade, na saúde, educação, segurança pública e de arrecadação melhor. O servidor público é um elemento importante no processo de recuperar a cidade. O servidor é o coração da Prefeitura, que dá ânimo, força e vida nova à administração”.

Início do rodapé