Vereadores Mirins priorizam educação ao sugerir políticas públicas
Publicada em 04/06/2013 16:10
Em reunião ordinária da Câmara Mirim, os jovens parlamentares deram prioridade à educação ao solicitar da prefeita Cecília Ferramenta medidas para beneficiar o município.
Os mirins podem sugerir ao governo municipal políticas públicas em seus encontros mensais. E das dez indicações lidas na tribuna nesta segunda-feira (03/06), sete se referem à educação.
Em razão da falta de segurança, a estudante Gabrielle Soares indicou a reforma e o aumento da altura do muro da Escola Estadual Selim José de Salles, no bairro Bethânia.
Amanda Sena pede também o aumento da segurança, mas dessa vez em todas as escolas da rede municipal de ensino. Para isso, ela sugere melhores condições de trabalho e de equipamentos para os profissionais encarregados desse serviço.
Já o aluno Gabriel Souza pediu uma ampla reforma nas instalações físicas da Escola Estadual Haydée Maria Imaculada Schittini, no bairro Esperança, para afastar problemas de conservação enfrentados por aquela instituição de ensino. Ele aponta descaso com a rede elétrica, bebedouros, carteiras, ventiladores e com o acúmulo de água na quadra de esportes. Gabriela Caetano quer a instalação de armários individuais para os alunos guardarem seus materiais escolares.
Ana Carolina Miranda, por sua vez, reivindica a inclusão de aulas de informática para os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, no bairro Ideal. Ela não entende por que uma matéria tão importante não é oferecida aos estudantes.
Além de informática, Walison Costa acredita também que as escolas têm a obrigação oferecer aulas, a partir do 5º ano do Ensino Fundamental, sobre drogas, gravidez na adolescência e alcoolismo.
Por fim, Victor Ferreira solicita a formação de grupos de estudos para o reforço nas disciplinas português e matemática, maiores responsáveis pelo baixo desempenho escolar.
+ indicações
A estudante Thais de Abreu Pessoa pede a realização de campanhas institucionais permanentes de orientação e incentivo à utilização de passarelas, ciclovias e passagens de pedestres. Segunda ela, parte dos motoristas não respeitam os pedestres, que arriscam suas vidas diariamente em travessias.
Gustavo Quintão quer a participação direta dos estudantes matriculados na rede municipal para ajudar na implantação de um programa de conscientização e recuperação de jovens viciados em álcool e drogas. Para isso, ele quer o apoio da Secretaria de Educação e de Assistência Social.
Na área de cultura, o vereador mirim Luiz Carlos da Costa Filho indicou a Prefeitura a necessidade de investir e promover pesquisas e produções artísticas com a finalidade de difundir a integração da sociedade.