Início do conteúdo

Vereador Juarez pede a revitalização da biblioteca municipal


Publicada em 05/06/2013 17:33

Vereador Juarez pede a revitalização da biblioteca municipal

O vereador petista Juarez Pires planeja enviar à Prefeitura indicação solicitando uma reforma completa na Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares, localizada na esquina das ruas Mariana com Diamantina, no centro de Ipatinga.



 


Vereador Juarez disse que irá se dedicar pessoalmente pela reforma da biblioteca

 

Segundo Juarez, a biblioteca precisa urgentemente de uma série de intervenções. “Planejamos oficializar o pedido na próxima reunião ordinária. Mas já sabemos da real condição da biblioteca, que foi praticamente abandonada pelas administrações anteriores”, disse.

 

Inaugurada em 1966, dois anos após a emancipação de Ipatinga, a única biblioteca pública do município conta com um acervo de cerca de 40 mil exemplares, mas as condições para o acondicionamento dos livros são inapropriadas.

 

Sem a climatização do ambiente, o surgimento de fungos estraga os inúmeros títulos disponíveis.

 

Para que haja ventilação, as janelas, que não possuem cortinas, precisam ficar abertas e o acervo acaba ficando todo empoeirado, prejudicando sua conservação.


 


Responsável pela biblioteca mostra livros expostos ao sol e poluição

 

 

Nenhuma obra foi digitalizada, tampouco os usuários têm acesso à internet, nem por meio de wi-fi.  Os únicos computadores disponíveis, grande parte já ultrapassados, são para os funcionários, que atualmente trabalham em número insuficiente.

 

Para quem procura estudar, não há sequer uma cabine individual de estudo. Sem isolamento acústico, os barulhos externos, principalmente do trânsito, acabam prejudicando a concentração. Existe apenas um banheiro (feminino) para o público e vazamentos hidráulicos são comuns.  

 

Inteiramente dependente de doações, a biblioteca não conta com obras completas de grandes mestres da literatura brasileira, como Manchado de Assis e Monteiro Lobato.

Clássicos infantis recentes, como o Diário de um Banana ou Harry Potter, também estão incompletos. Não há nenhum dicionário adaptado às novas regras ortográficas e nenhuma revista semanal. Os poucos jornais disponíveis são comprados diariamente pelos próprios funcionários.


 


Carlos Wagner precisou levar seu próprio computador e modem 3G para se conectar à internet

 

 

Charlston de Castro Morais, responsável pela biblioteca há 2 meses, conta que encontrou o local abandonado.

"Para se ter uma ideia, funcionários da PMI teve que pintar parte do prédio e sanar vazamentos de água. Infelizmente,  Ipatinga cresceu, mas a biblioteca não a acompanhou”, disse.

 

Freqüentador assíduo, o aposentado Carlos Wagner reclama da falta de livros novos e da iluminação precária.

 

“Faltam livros recentes e a iluminação é muito ruim. Além disso, as prateleiras estão precárias e não há acessibilidade para deficientes físicos.”

 

Início do rodapé