Início do conteúdo

Lene Teixeira se reúne com servidores do Centro de Zoonoses


Publicada em 05/06/2013 18:16

Lene Teixeira se reúne com servidores do Centro de Zoonoses

Vereadora busca aproximar setor público e ongs que cuidam de animais abandonados nas ruas

 

A vereadora Lene Teixeira (PT) visitou nesta quarta-feira (05) a sede do Centro de Zoonoses do município de Ipatinga. O objetivo foi discutir a possibilidade de implantação de projetos que apoiem iniciativas voluntárias no cuidado de animais abandonados pelas ruas da cidade.  A ideia do encontro surgiu para dar resposta a uma demanda apresentada no bairro Belo Vista, durante realização do programa “Mandato na Rua”.

 

“Ouvimos de um cidadão o interesse de aproximar o poder púbico de Ipatinga de ongs que cuidam de animais domésticos abandonados. Esta demanda surgiu quando visitamos o bairro Bela Vista e agora estamos aqui para ver sua viabilidade”, iniciou a vereadora que ocupa a presidência da Comissão Permanente de Saúde, Trabalho e Bem Estar Social da Câmara Municipal.

 

Após iniciar a conversar com técnicos do órgão, a parlamentar constatou as atuais condições de trabalho a que estão submetidos os profissionais designados para prestar este serviço.

 

“Sobretudo quando se trata do trabalho que realizamos com cães e gatos de rua. Não temos estrutura que nos garanta condições de cumprir com aquilo que é nossa função. Tanto do ponto de vista da segurança dos servidores no manejo com estes animais, quanto à eficiência prática do serviço que nos propomos”, revelou a médica veterinária Cibele Assis Neves.

 

O Centro de Zoonoses de Ipatinga é o órgão responsável pelo controle e manejo de animais domésticos e sinantrópicos (aqueles que vivem próximos às habitações humanas), e visa o controle das doenças transmitidas por estes animais aos seres humanos.

 

Dentre os atendimentos previstos estão vacinação, recolhimento e captura de animais, palestras educativas, coleta de material para diagnóstico de zoonoses, castração, adoção e doação de animais, atendimento de solicitação sinantrópica (ratos, morcegos, pombos, escorpião e caramujos) e eutanásia (sacrifício) de animais doentes.


“A nossa realidade é bem diferente da ideal. Atualmente não temos um canil propício aos animais. Estamos sem um local adequado para realizarmos os sacrifícios necessários e também para armazenar a ração. Temos funcionado na base do improviso”, completou Cibele Assis Neves.

 

Após ouvir os profissionais do Centro de Zoonoses de Ipatinga, a vereadora Lene Teixeira, presidente da Comissão Permanente de Saúde, Trabalho e Bem Estar Social da Câmara Municipal, lembrou sobre a existência de um projeto que contemplava a construção de um espaço de acordo com as necessidades do órgão.“Este projeto existe e precisa ser retomado”, afirmou Lene Teixeira.

 

Na avaliação da vereadora, pequenas ações poderiam surtir o efeito esperado para melhoria no serviço. “Campanhas de conscientização sobre o trato com os animais domésticos, parcerias com ongs e entidades interessadas neste tipo de atuação. A realidade de Ipatinga é difícil no momento, mas devemos encontrar as brechas para que a cidade não pare. Neste sentido, o compromisso dos servidores, da Administração e da própria sociedade é fundamental”, completou a vereadora.

Início do rodapé