Nesta quinta, Câmara debate sistema cicloviário no município
Publicada em 12/06/2013 16:57
Na audiência, aberta ao público, projeto de melhorias na área será apresentado
A Câmara de Ipatinga www.camaraipatinga.mg.gov.br irá debater, em audiência pública nesta quinta-feira (13/06), o transporte cicloviário em Ipatinga. A audiência, proposta pela Comissão permanente de Urbanismo da Casa, irá expor projeto de lei (nº 65) que tramita na instituição, instituíndo o programa cicloviário do município e a bicicleta como modalidade de transporte regular.
A intenção da Comissão é apresentar o projeto previamente aos grupos de ciclistas e a comunidade que se fizer presente e eventualmente melhorar o projeto, caso seja necessário.
O Mutirão pela Ética e Cidadania protocolou, no último dia 7, proposta de intervenção de melhorias no transporte cicloviário aos vereadores da Comissão de Urbanismo. Conforme explicou a Assessoria Técnica da Casa, nesse mesmo período o projeto já tramitava na instituição, e a proposta do Mutirão veio completar a lei que pode ir ao plenário na próxima reunião.
A proposta, do vereador Nilsin da Trasnil (PRTB), visa criar um programa cicloviário, de forma a incentivar o uso de bicicleta e promover maior segurança aos ciclistas.
“A disposição do sistema de trânsito, com disponibilização de ciclovias, ciclo faixa, faixas compartilhadas, e a implantação de pontos de locação de bicicletas, são fatores que compõem o projeto e que venho defendendo para os ciclistas de Ipatinga”, defendeu Nilsin.
Para o ciclista Victor Magalhães, o transporte de bicicleta no município é deficitário porque as ciclovias já existentes têm pouca manutenção e o desrespeito em relação ao ciclista é um fato, o que acaba expondo o esportista e aquele que utiliza da bicicleta para se locomover aos perigos do trânsito”, comentou.
Ainda segundo Victor, a lei tem conteúdo programático, ou seja, é composta de conteúdo a ser implementado pelo Executivo e organiza o sistema cicloviário, prevendo também promoções de atividades educativas visando a formação de comportamento seguro.
“Viabilizar deslocamento com segurança e eficiência, aperfeiçoar a já existente ciclovia e implementar mais ciclovias, agregar aos pontos de transporte coletivo urbano infra-estrutura apropriada para a guarda de bicicletas são itens dispostos no projeto que facilitará a vida daqueles que utilizam bicicletas na cidade”, disse Nilsin.
Além do vereador Nilsim da Transil, fazem parte da Comissão de Urbanismo, os vereadores Saulo Manoel (PT) e Léo Escolar (PC do B).