Manifestantes de Ipatinga se reúnem com vereadores e pedem apoio ao movimento
Publicada em 03/07/2013 17:07
O presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, Ley do Trânsito, e os vereadores Roberto Carlos, Jadson Heleno, Léo Escolar, Nilsin da Transnil, Toninho Bethânia, Toninho Felipe e Adiel Oliveira receberam na tarde desta terça-feira, na sala anexa ao Plenário, um grupo de jovens responsáveis pelas manifestações que tem ocorrido nos últimos dias nas ruas de Ipatinga.
Os líderes procuraram os vereadores para discutir as questões que têm motivado as sucessivas manifestações pelas ruas e avenidas de Ipatinga e também para solicitar agendamento de uma reunião com a prefeita Cecília Ferramenta com o objetivo de discutir as questões que têm sido cobradas durante as manifestações, mas sequer os recebeu para tratar do encontro.
De acordo com o grupo, as manifestações são pacíficas e têm objetivos específicos de reivindicar várias mudanças na prestação de serviços à comunidade, seja ela feita pela própria administração ou por concessionários, bem como a retomadas de outros serviços que há algum tempo eram ofertados com qualidade e hoje estão indisponíveis para a comunidade.
Entre as reivindicações que estão sendo feitas no âmbito do município de Ipatinga, os líderes do movimento destacam a redução do preço da passagem do ônibus circular, dos atuais R$ 2,85 para R$ 2,40 e o passe livre para estudantes. Também solicitam a ampliação dos horários ofertados para deslocamento bairro/centro/bairro e a integração das linhas que atendem a Região Metropolitana do Vale do Aço, ou seja, as cidades de Santana do Paraiso, Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo.
A reabertura do Restaurante Popular é outro motivo que os manifestantes encontraram para sustentar sua mobilização, assim como a reativação do programa “Olho Vivo” e da Escola de Música Tenente Osvaldo Machado, a TOM.
Os manifestantes exigem também que a prefeitura melhore de forma substancial os serviços na área da saúde em Ipatinga, com a disponibilização de mais especialistas e um considerável aumento do número de médicos tanto nos Postos de Saúde quanto no Hospital Municipal, para o qual reivindicam o aumento da capacidade de atendimento através da ampliação de seu espaço físico.
O presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Ley do Trânsito, avalia como legítimas as manifestações e as reivindicações da população, desde que sejam ordeiras e pacíficas. “Entendemos perfeitamente este sentimento que está sendo exteriorizado pela população, através das seguidas manifestações que estão acontecendo em Ipatinga e no Brasil. Só ressalvamos que elas devem ser pacíficas e ordeiras, respeitando e preservando o patrimônio público e privado.”
Sobre a solicitação de intervenção para agendamento de um encontro entre os manifestantes e a prefeita, Ley do Trânsito disse que ele e os colegas que participaram da reunião se comprometeram em tentar o agendamento, mas que ficou muito claro para todos que os vereadores não têm o poder de agendar a reunião, apenas de solicitar.