Escolas no município confirmam participação na eleição mirim
Publicada em 08/07/2013 16:09
Escolas das redes municipal, estadual e particular iniciaram o processo de confirmação para participarem da próxima eleição da Câmara Mirim, marcada para 22 de outubro.
Ao todo 37 instituições de ensino já se aderiram à eleição mirim, considerada uma das maiores do país. Outras 12 escolas ficaram de dar a resposta até o dia 15 de julho, data limite para a assinatura do termo de adesão.
O pleito, que tem todo procedimento e estrutura de uma eleição normal, é organizado pela Câmara Municipal de Ipatinga, em parceria com a Justiça Eleitoral e escolas do ensino fundamental.
A expectativa é de que até 15 mil estudantes compareçam às urnas em outubro.
“Essa é uma oportunidade para crianças, adolescentes e pais conhecerem de perto a política dentro do Legislativo e quem sabe um dia se tornarem nossos futuros governantes ou legisladores”, disse o presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Ley do Trânsito (PSD).
“E a adesão das escolas demonstra que elas acreditam no projeto, que tem como objetivo principal ensinar a importância da cidadania para os nossos filhos e jovens e incentivá-los a participar ativamente da vida política da cidade, do estado e do país”, acrescentou Ley, que aproveitou para agradecer o apoio da Superintendência Regional de Ensino e da Secretaria Municipal de Educação.
Neste ano, alunos do 6º ao 9º ano elegerão 76 novos vereadores mirins de Ipatinga, divididos, por meio de sorteios, em quatro mandatos, compostos por 19 parlamentares mirins cada e com duração de seis meses.
Na edição anterior, foram 52 eleitos. Isso porque o número de jovens parlamentares contará com a mesma quantidade de mandatários que a legislatura adulta atual, que pulou de 13 para 19 vereadores a partir deste ano.
Vale lembrar que alunos de uma escola podem votar em candidatos de outra escola, bastando digitar o seu número na urna. Na porta de cada sessão eleitoral, será afixada uma lista com os nomes e números de todos os candidatos. Os eleitores estão cadastrados nas urnas do TRE e terão que assinar os cadernos de votação, que estarão com os mesários.
A diplomação dos eleitos pela Justiça Eleitoral acontece no dia 31 de outubro. A posse dos parlamentares do primeiro mandato será no dia 4 de novembro, no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga.
Todo processo eleitoral será acompanhado pelo TRE-MG.