Início do conteúdo

Câmara realiza audiência pública para debater PDDI da Região Metropolitana


Publicada em 08/07/2013 16:27

Câmara realiza audiência pública para  debater PDDI da Região Metropolitana

Nesta terça-feira, dia 9 de julho, será realizada no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga uma audiência pública, por requerimento do presidente da Casa, Ley do Trânsito (PSD), para discutir e debater com autoridades e comunidade o Processo de Elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana do Vale do Aço.

 

O objetivo dessa audiência é a discussão do processo de elaboração e os reflexos que o PDDI - Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado - acarretará no desenvolvimento sócio-econômico da região. O Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), entidade contratada pela Agência Metropolitana para elaborar o PDDI, já promoveu audiências públicas em Coronel Fabriciano e Timóteo.

 

Autor do requerimento 47/2013 que solicitou a realização da audiência pública, o presidente da Casa, Ley do Trânsito, explica a importância do tema para a cidade. “A importância da audiência pública é realmente escutar a realidade do nosso município, seus problemas e definir caminhos a seguir. Ipatinga vive refém de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) que foi feito e que aborda sobre construção e uma série de detalhes no município”, disse Ley.

                                                    

Ainda sobre o PDDI, Ley fala que o Plano Diretor de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço é diferente do Plano Diretor da cidade de Ipatinga. “O PDDI é um Plano Diretor da Região Metropolitana do Vale do Aço e não o Plano Diretor da cidade de Ipatinga. É interessante que a população possa participar dessa discussão para entender a diferença entre os dois planos diretores e saber o que é bom para a nossa cidade e para a região metropolitana”, completou Ley.

 

Está prevista na Constituição Federal a elaboração do Plano Diretor para que regiões metropolitanas possam integrar a execução de função pública de interesse comum da população. Atualmente, no Estado, apenas as regiões de Belo Horizonte e o Vale do Aço são reconhecidas como região metropolitana, com 40% de todo o PIB estadual.

 

O PDDI abordará os interesses comuns e as funções públicas em seis eixos temáticos, sendo eles: ordenamento territorial, mobilidade, meio ambiente, recursos hídricos e saneamento, desenvolvimento social, desenvolvimento econômico e arranjo institucional.

 

Segundo o professor e diretor de pós-graduação do Unileste, Marcelo Correa, assim como o presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, Ley do Trânsito, é importante a participação da sociedade na audiência.

 

“Só será possível um plano para a Região Metropolitana do Vale do Aço quando conhecermos a realidade dos problemas e os caminhos que precisamos percorrer. Para isso, contamos com a participação de todos para que o plano seja de fato o anseio de todos”, destacou Marcelo.

 

A audiência pública será realizada às 19h, no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga. As autoridades convidadas para compor a mesa de honra são: Dra. Irene (delegada regional), Sr. Genésio Zeferino (Reitor do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais), Marcelo Vieira Correa (coordenador geral do Plano Diretor de Desenvolvimento), Thales Rezende Coelho Alves (diretor da Agência Metropolitana da região), juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, Ley do Trânsito.

 

 

 

Início do rodapé