Início do conteúdo

Aniversário de 30 anos da CUT é destacado por Lene Teixeira


Publicada em 28/08/2013 16:59

Aniversário de 30 anos da CUT é destacado por Lene Teixeira

Vereadora criticou indefinição jurídica sobre a posse da chapa eleita para assumir o Sindipa


A Central Única dos Trabalhadores (CUT) completa três décadas de existência nesta quarta-feira (28). A data foi comemorada pela vereadora Lene Teixeira (PT), durante discurso feito na tribuna do plenário da Câmara Municipal de Ipatinga, em reunião ordinária desta terça-feira (27).

 

“A história da CUT no Brasil é de intensa luta por melhores condições de trabalho e vida aos milhares de trabalhadores e trabalhadoras que fazem de nosso país um lugar cada vez melhor de se viver. Reconhecer o papel desta entidade é uma obrigação para aqueles que buscam justiça social”, iniciou a vereadora Lene Teixeira.

 

Além do plano nacional, a vereadora destacou o papel da CUT em Ipatinga ao compor a chapa que venceu as eleições do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga (Sindipa), realizada em janeiro deste ano.

 

“Foi uma vitória histórica para os metalúrgicos de nossa cidade. Pela primeira vez o trabalhador do chão de fábrica pôde participar de uma eleição comprometida com a vontade da maioria. O resultado nas urnas não poderia ser diferente, corroborou a necessidade de transformações na relação entre sindicato e empresário”, declarou Lene Teixeira.

 

SEM POSSE

 

 Eleita com 2.897 votos, a chapa vencedora ainda não assumiu a diretoria do sindicato em Ipatinga por conta de uma liminar expedida pelo desembargador Fernando Antônio Viégas Peixoto, do Tribunal Regional do Trabalho, que suspendeu a posse da nova diretoria no Sindipa.

 

 

“As eleições no sindicato ocorreram de maneira ordeira e contaram com a observação do Ministério Público do Trabalho e da Polícia Militar. Não houve registro de nenhuma ilegalidade. Os trabalhadores demonstraram sua vontade pela mudança, e isso precisa ser respeitado. É um absurdo estarmos até hoje sem uma definição sobre este assunto”, concluiu a parlamentar.

Início do rodapé