Fadipa, Consul e Diário do Aço são homenageados com Moções de Aplausos
Publicada em 23/09/2013 18:36
Cinco Moções de Aplausos e quatro de Pesar foram apresentadas pelos vereadores nas duas sessões ordinárias realizadas em setembro pela Câmara Municipal de Ipatinga. A Faculdade de Direito de Ipatinga (Fadipa), a Cooperativa de Consumo de Empregados da Usiminas (Consul) e o Jornal Diário do Aço estão entre as instituições homenageadas pelos parlamentares. As Moções de Pesar foram motivadas pelo falecimento de cidadãos como a ex-primeira dama de Ipatinga, Helena Lemos Quintão, e de mais um pioneiro do município, José Rodrigues Luna.
Autor da homenagem à Fadipa, pelos seus 20 anos de fundação, o vereador Nilson Lucas – Nilsinho (PMDB) ressalta a importância da instituição para o desenvolvimento da região, tendo como compromisso a excelência do ensino de nível superior. “A Fadipa busca formar profissionais socialmente responsáveis, capazes de estender à comunidade em que vivem os conhecimentos da ciência”, destaca o parlamentar.
A Moção de Aplausos à Consul, que comemora 50 anos de fundação, foi apresentada pelo vereador Adiel Fernandes de Oliveira (PPS). Com cinco lojas, a cooperativa oferece 800 postos de trabalho direto e deve atingir este ano um faturamento de R$ 188 milhões. Sua história teve início em 1º de agosto de 1963, após um grupo de funcionários da Usiminas se reunir para criar uma cooperativa.
Adiel de Oliveira também é autor da homenagem aos 35 anos de fundação do Jornal Diário do Aço. “É com ética e respeito à comunidade que o Diário do Aço relata o cotidiano da nossa região. De forma simples e precisa, as informações são passadas ao conhecimento da população”, ressalta o vereador.
Por sua vez, o vereador Nilton Manoel (PSD) apresentou Moção de Aplausos pelo Jubileu de Ouro da Igreja Pentecostal Deus é Amor no país. A igreja foi fundada no dia 03 de junho de 1962, pelo missionário David Martins Miranda. Hoje, a IPDA já está com mais de 11 mil templos espalhados pelo Brasil e dezenas de países.
O pastor Gilson da Silva, da Igreja Assembléia de Deus do município de Santana do Paraíso, também foi homenageado com uma Moção de Aplausos, apresentada pelo vereador Nilsin da Transnil (PRTB). “O pastor Gilson vem realizando um trabalho honroso perante a sociedade. Por meio do seu ministério, numerosas pessoas deixaram o vício em drogas e a criminalidade”, afirmou o parlamentar.
Pesar
Assinada pelos vereadores Nilton Manoel, Nilsinho e Fabinho do Povo (PSL), a Moção de Pesar 47/2013 será encaminhada aos familiares da ex-primeira dama de Ipatinga, Helena Lemos Quintão. Casada com o ex-prefeito Sebastião Quintão, ela faleceu no dia 17 deste mês, deixando filhos e netos.
O vereador Nilton Manoel também é autor da Moção de Pesar pelo falecimento da senhora Ederme Alves de Oliveira Duarte, vítima de um trágico acidente ocorrido no dia 20 de agosto. “Sua partida deixa grande lacuna, não apenas no seio de sua família, mas também junto aos amigos e à sociedade regional”, lamenta o parlamentar.
Os vereadores Léo Escolar (PCdoB) e Toninho Felipe (DEM) apresentaram Moção de Pesar pelo falecimento de José Rodrigues Luna, um dos pioneiros de Ipatinga. Morador do bairro Veneza II, ele trabalhou na construção da Usiminas, participou da construção da Igreja Católica do Veneza II, comunidade Santa Madalena, onde atuou com vicentino. Pai de 18 filhos, sendo nove adotivos, teve 26 netos e sete bisnetos.
“José Rodrigues Luna orientou e encaminhou todos os filhos na área do comércio, no ramo de padaria e confeitaria. Deixou um legado de bons exemplos, honestidade, compromisso e amor ao próximo”, lembra Léo Escolar.
Outra Moção de Pesar de autoria do vereador Toninho Felipe será entregue aos familiares de Osvaldo Gaucho de Almeida, também pioneiro em Ipatinga e que faleceu no dia 22 de setembro. Natural de Dores de Guanhães, ele residiu por mais de 49 anos no bairro Iguaçu. Osvaldo era comerciante e proprietário do açougue Gaucho no Centro de Ipatinga.