UISA recebe Comissão de Saúde da Câmara de Ipatinga
Publicada em 24/09/2013 17:49
Os serviços prestados pela Unidade Integrada de Saúde (UISA) foram vistoriados na manhã desta terça-feira (24) pelos vereadores que integram a Comissão Permanente de Saúde, Trabalho e Bem Estar Social da Câmara de Ipatinga.
A iniciativa é continuidade de uma série de visitas institucionais realizadas aos equipamentos públicos de Saúde. “Damos continuidade ao trabalho que realizamos enquanto membros da Comissão de Saúde, Trabalho e Bem Estar Social da Câmara. Nosso objetivo é realizar um levantamento minucioso sobre as condições dos serviços prestados pelo município”, iniciou a presidente da Comissão, vereadora Lene Teixeira (PT).
Acompanhada pelos vereadores Adelson Fernandes (PSB) e Ademir Cláudio (DEM), respectivamente vice-presidente e relator da Comissão, os parlamentares conversaram com os gerentes responsáveis pela unidade, funcionários e usuários.
“Não é só em Ipatinga que a situação da Saúde é precária. Mas não será por causa disso que não iremos trabalhar em função de melhorar o que for possível. Cabe à Câmarao papel de fiscalizar e acompanhar as ações do Executivo. Fazemos isso com empenho e enviaremos os relatórios para que a prefeitura tome as providências cabíveis”, completou Lene Teixeira.
SOBRECARGA
Localiza no bairro Cidade Nobre, a UISA atua como Unidade Básica de Saúde, durante o período da manhã, e a tarde funciona como Centro de Controle de Doenças Infecto-Parasitárias (CCDIP). Além disso, funcionam paralelamente, no mesmo o espaço, o Laboratório de Análises e a Clínica do Bebê, que oferece tratamento odontológico a crianças de0 a cinco anos.
“Observamos que toda a área da UISA está muito sobrecarregada. Tanto do ponto de vista de profissionais quanto da infraestrutura. Repensar a maneira com que este espaço tem funcionado deve ser tratado como uma prioridade pela Administração Municipal”, pontuou o vereador Ademir Cláudio.
DIAGNÓSTICO
De acordo com as informações obtidas pelos vereadores, o quadro de médicos da unidade está completo, contudo, há déficit na área administrativa e de profissionais de enfermagem. Já a estrutura física do local se encontra em condições precárias devido à falta de reformas necessárias. Quanto aos equipamentos de trabalho, foi observada a falta de mobília adequada e computadores dentro dos consultórios setores administrativos.
“A UISA presta um serviço muito importante para estar nas condições que se encontra hoje. A Prefeitura precisa promover investimentos para que as condições de serviço e atendimento melhorem o quanto antes”, concluí Adelson Fernandes, vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara.