Agnaldo solicita a permanência dos agentes de endemias na PMI
Publicada em 01/10/2013 18:14
Trabalhadores com contrato temporário com o Consaúde serão dispensados no próximo dia 4
O vereador Agnaldo Bicalho (PT) reuniu-se na tarde desta terça-feira (01/10) com o secretário de saúde do município, Eduardo Caldeira Pena, e uma comissão de agentes de endemias para dialogar sobre a possibilidade de o Executivo convocar os trabalhadores que estão sendo dispensados de um contrato emergencial firmado entre eles e o Consaúde.
Agnaldo, que já esteve no Consaúde, explicou ao secretário a situação dos trabalhadores. “Este contrato teve prazo de três meses. Não pode ser aditado porque se trata de um contrato custeado pelo governo do Estado especificamente para 90 dias. Por isto mesmo é que viemos pleitear que a Prefeitura convoque estes trabalhadores, em sua maioria aprovados no último processo seletivo realizado para o cargo de agente de endemias”, explicou.
A agente de endemias Rute Matos, presente na reunião, também pontuou a situação dos bairros que já contam com um número mínimo de agentes e pode ficar em estado de alerta, devido à chegada das chuvas.
“Estamos precisando de nosso emprego, mas também estamos preocupados com os bairros que já contam com poucos trabalhadores”, disse Rute.
Já o secretário de saúde solicitou que o vereador envie para a Secretaria de Saúde cópia dos nomes dos aprovados e a colocação dos atuais agentes no processo seletivo.
Ele informou que não medirá esforços para ir chamando, caso haja previsão orçamentária e limite na folha de pagamento, os profissionais por ordem de aprovação.
“Sabemos da importância destes 26 profissionais, dos quais 24 estão classificados no último processo. Não temos como trazer para o quadro de pessoal estes trabalhadores que serão dispensados, mas já estamos tentando contato com convênios para garantir a empregabilidade e a prestação de serviço destes profissionais”, disse.
Ele ainda alegou que não pode prometer, de início, a contratação dos agentes dispensados, mas irá fazer o possível para que, dentro de um cronograma, esses trabalhadores sejam inclusos no quadro de agentes já existentes.