Juarez realiza segundo módulo do curso de capacitação de projetos
Publicada em 27/11/2013 13:52
Iniciativa visa facilitar o acesso das entidades a sistema de Convênio do Governo
O mandato coletivo e participativo do vereador Juarez Pires (PT) está realizando, o segundo módulo do Curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, com ênfase prática ao uso do Sistema de Convênio (SICONV) e construção de projetos, nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29), na Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Areal em Ipatinga.
O público alvo para este curso são integrantes de organizações não governamentais (ONG`s) e interessados em geral.
A facilitadora do curso é a administradora Dione Andrade, com formação pela UAB em administração pública.
De acordo com Juarez o objetivo deste módulo é que, na prática, as entidades construam seu projeto de trabalho, aprenda a usar o SICONV, bem como cadastrar e inserir seu projeto no sistema.
Representantes das entidades que estão participando do Curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos
“As entidades não podem passar pelas mesmas dificuldades como as que aconteceram no ano de 2012, por falta de convênio com a administração municipal. Essa iniciativa do nosso mandato, deve ser seguida adiante, pois é com a participação popular que se constrói uma sociedade justa e igualitária”, disse Juarez.
O primeiro módulo do curso ocorreu no dia 4 de novembro, no plenário da Câmara Municipal e os presentes puderam aprender noções gerais do SICONV.
“O objetivo inicial foi apresentar a captação de recursos nas esferas municipal, estadual e federal, e a metodologia que deve ser utilizada para a construção de um projeto. Já o próximo módulo aperfeiçoa ainda mais os conhecimentos obtidos e ajuda aqueles que desejam utilizar o sistema de contratos e convênios”, informou o vereador.
SINCONV – Trata-se de um sistema de gestão de convênios e contratos de repasse. De acordo com o portal da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, “convênio é o ajuste administrativo, celebrado por pessoas jurídicas de direito público de qualquer espécie ou realizado por essas pessoas e outras de natureza privada, para a consecução de objetivos de interesse comum dos convenentes”, explica Diógenes Gasparini.