Projeto de lei sancionado cria Dia da Imprensa em Ipatinga
Publicada em 16/01/2014 14:38
Data irá lembrar o trabalho dos repórteres Rodrigo Neto e Walgney Carvalho e celebrar a importância de todos os profissionais de imprensa para a cidade
O dia 8 de março já é uma data mundialmente conhecida, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Mas, em Ipatinga, essa data será ainda mais especial a partir de 2014. Isso porque a prefeita Cecília Ferramenta sancionou a Lei 174/2013, baseada em um projeto do vereador Ademir Cláudio (DEM), que instituiu o Dia Municipal da Imprensa no calendário oficial da cidade.
A proposta do parlamentar é celebrar, nesse dia, a importância do trabalho dos profissionais de imprensa de todas as áreasem Ipatinga. E, além disso, lembrar a memória dos repórteres Rodrigo Neto de Faria e Walgney de Assis Carvalho, assassinados respectivamente em 8 de março e 14 de abril de 2013.
“Esse projeto tem por objetivo garantir a verdade e a liberdade de imprensa sempre. Além disso, é uma forma de homenagear postumamente o Rodrigo e o Walgney e lembrar a luta deles e dos demais profissionais dessa área pela busca da verdade e as dificuldades que eles enfrentam diariamente”, afirma Ademir Cláudio.
Monumento à Imprensa
Além disso, será edificado na Praça dos Três Poderes, no centro de Ipatinga, um monumento à imprensa. A peça será construída em aço inox, aço rústico e pedra bruta de granito, representando os profissionais de Imprensa e sua luta diária pela rapidez, precisão e transparência da informação nos jornais, rádio, televisão e rede mundial de computadores.
“É importante lembrar que o projeto, a construção e instalação do Monumento não acarretará em gastos para os cofres públicos”, finaliza Ademir.