Presidente da Câmara participa da troca de comando da 12ª Delegacia de Serviço Militar do Exército em Ipatinga
Publicada em 17/01/2014 18:21
O presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Ley do Trânsito (PSD), participou na tarde desta sexta-feira da cerimônia de transmissão de comando da 12ª Delegacia de Serviço Militar mantida pelo Exército Brasileiro e a Prefeitura Municipal na rua João Napoleão da Cruz, no Centro. No local, funciona também a Junta de Serviço Militar de Ipatinga, responsável pelo alistamento militar anual de 2,5 mil jovens moradores da cidade. A Delegacia e a Junta de Serviço Militar fazem em média cerca de 4,5 mil atendimentos por mês.
A 12ª Delegacia é responsável pela coordenação do trabalho das Juntas Militares de 23 municípios do Colar Metropolitano do Vale do Aço e de algumas cidades do Vale do Rio Doce. Depois de dois anos à frente da unidade militar, o capitão Tarcízio Ademir Bastos passou o comando para o 1º tenente Edvaldo de Oliveira Chaves Filho, que era o adjunto da 1ª Seção do Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército, em Taubaté (SP).
Em seu discurso de despedida o capitão Tarcízio, destacou a necessidade de promover melhorias nas instalações da Delegacia e da Junta de Serviço Militar. “Ipatinga tem crescido muito e com isso a demanda por nossos serviços, que incluem, além dos alistamentos, o atendimento aos cidadãos que precisam da segunda via do certificado de reservista e regularização da sua situação militar. Nossas instalações são precárias e por isso já temos pronto um projeto arquitetônico para a construção de um novo espaço. É apenas uma semente, que agora precisa ser regada com a boa vontade da administração municipal, e de todos, para que possa germinar”.
Presente à solenidade, o tenente-coronel Alfredo de Oliveira Junior, da 11ª Circunscrição de Serviço Militar, localizada em Belo Horizonte, fez a leitura de uma Referência Elogiosa ao capitão Tarcízio. O oficial também informou aos presentes que o capitão estava sendo transferido para o 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Escola) do Rio de Janeiro.
“À frente da Delegacia, o capitão Tarcízio destacou-se pelo trabalho sério e abnegado, impetrando às suas rotinas diárias um ritmo constante e crescente. Ultrapassou as barreiras da dificuldade de apoio e da falta de recursos para a realização do seu trabalho, alcançando excelentes resultados. Durante sua gestão na região, conseguiu o apoio dos prefeitos municipais e presidentes das Juntas de Serviço Militar, que disponibilizaram meios para melhorar as condições de trabalho e de atendimento ao cidadão. Com muito esforço conseguiu substituir parte dos equipamentos de informática, o que melhorou sensivelmente a rapidez e qualidade dos diversos documentos elaborados”, afirmou o tenente-coronel Alfredo.
Durante a solenidade, foi destacada a importância da prestação de um bom atendimento à população pelos órgãos responsáveis pela emissão de documentos, como a Delegacia de Serviço Militar e o Setor de Identificação da Polícia Civil. “Nosso foco é o cidadão. Sem os seus documentos, este cidadão ficará privado de exercer várias atividades, como por exemplo ser admitido em uma empresa, fazer concurso público, entre outras. Ressalto a importância do trabalho em conjunto, que envolve instituições como o Exército Brasileiro, prefeituras municipais, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outros. Ninguém terá um mundo melhor se nós não o construirmos”, concluiu o capitão Tarcízio.
O presidente da Câmara, Ley do Trânsito, parabenizou o capitão Tarcízio pelo serviço prestado em Ipatinga e ressaltou a responsabilidade do 1º tenente Edvaldo de dar continuidade ao trabalho desempenhado pelo seu antecessor. “O capitão Tarcízio merece o nosso aplauso porque, além de desenvolver seu trabalho, participou da vida social de Ipatinga, sendo incentivador de um projeto social que foi retomado na cidade, denominado Anjos de Aço, que vem a ser uma continuidade da Guarda Mirim. Ele inclusive foi o patrono da primeira turma de formandos do projeto em 2013”.
Com relação ao projeto de construção de novas instalações para abrigar a Delegacia de Serviço Militar em Ipatinga, o vereador Ley do Trânsito disse que vai apoiá-lo no que for possível. “A Câmara Municipal está de portas abertas no sentido de auxiliar, apoiar e votar algum projeto, se assim for necessário, para que a prefeitura possa investir na Delegacia, uma vez que, por lei, é obrigação do município esse serviço de grande importância para nossa cidade. Ipatinga realmente não pode perder a qualidade no atendimento à população”, encerrou Ley do Trânsito.
Também compareceram à troca de comando da 12ª Delegacia de Serviço Militar, o capitão Ademir, representando o comando do 14º Batalhão de Polícia Militar, o tenente Hoberdan, do Corpo de Bombeiros de Ipatinga, o pastor Antônio Rosa, líder da Igreja Assembléia de Deus no Vale do Aço, o assessor da prefeita Cecília Ferramenta, Márcio Luís Dornelas, delegados das Juntas de Serviço Militar de várias cidades da região e membros da comunidade em geral.