Início do conteúdo

Diretor geral do Ceresp recebe Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Ipatinga


Publicada em 23/01/2014 18:16

Diretor geral do Ceresp recebe Moção de  Aplausos da Câmara Municipal de Ipatinga

Acompanhado dos colegas vereadores Roberto Carlos (PtdoB) e Léo Escolar (PCdoB), o presidente do legislativo ipatinguense, vereador Ley do Trânsito (PSD), entregou na manhã desta quinta-feira (23), ao diretor geral do Ceresp (Centro de Remanejamento do Sistema Prisional) de Ipatinga, Alexandre Rabelo Ferreira, uma Moção de Aplausos pelos excelentes trabalhos desenvolvidos na instituição.

 

Ao efetuar a entrega da honraria, o vereador Ley do Trânsito, autor da proposição, destacou ser a mesma uma justa homenagem a um profissional que vem desenvolvendo uma gestão de vanguarda na unidade prisional. “Muito mais do que abrigar presos, o Ceresp de Ipatinga, sob a administração do Alexandre Rabelo, tem procurado realizar um trabalho de ressocialização dos detentos, o que não é uma tarefa simples, até mesmo pelas características de um Ceresp. Neste tipo de presídio, a população carcerária é transitória, o que dificulta a prática de ações continuadas. Mas mesmo assim, o Rabelo está conseguindo implementar medidas efetivas na busca pela ressocialização. É o caso, por exemplo, do projeto Hora do Conhecimento, um sistema de inserção do ensino nas unidades prisionais, através de telecursos, que amanhã (sexta-feira) estará formando uma turma de 29 alunos no ensino fundamental e médio”.

 

O homenageado, Alexandre Rabelo, manifestou sua alegria e satisfação pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido, mas fez questão de compartilhar com a equipe da unidade prisional a conquista. “O projeto Hora do Conhecimento só se tornou realidade graças ao envolvimento e comprometimento dos agentes penitenciários. Aqui tudo é mais difícil, pois as celas são coletivas e a população prisional é transitória, com média de permanência de um ano. Mas quando há o empenho e a dedicação de todos, o resultado aparece, como está acontecendo. Estou muito feliz por mim, por minha equipe e pelos detentos. Para se ter uma ideia, a detenta Chirley Ferreira da Silva, que participou do projeto, conseguiu uma bolsa integral do PROUNI para o curso de Enfermagem. A faculdade Pitágoras já disponibilizou a vaga para ela, que, entretanto, ainda depende de uma autorização do juiz da Vara de Execuções Penais para realizar a matrícula, cujo prazo final é amanhã (24). Também o detento Richard Fleyner, que é tutor do curso, ficou bem colocado no SISU e está aguardando convocação na segunda chamada para o curso de Administração.

 

A coodenadora do projeto Hora do Conhecimento, Maria Aparecida,

com monitores e os detentos Chirley e Richard

 

A atual política de estado para o sistema prisional em Minas Gerais também foi lembrada pelo presidente da Câmara. “No passado era difícil fazer gestão no sistema prisional por falta de investimentos do Estado. Mas, felizmente, a partir da administração do ex-governador, atual senador Aécio Neves, este quadro sofreu uma significativa mudança. Hoje, o sistema prisional vive uma nova realidade, até mesmo porque os investimentos continuaram no governo do professor Antônio Anastasia. Vivemos um novo tempo. Há muito há melhorar, mas precisamos reconhecer que tivemos avanços expressivos nos últimos anos.”

Início do rodapé