Projeto
Publicada em 14/02/2014 16:06
Mais de três mil pessoas são esperadas na manhã deste domingo (16/02), das 8h às 12h, no bairro Esperança.
É o 2° “Crack só do Futebol”, idealizado pelo vereador Roberto Carlos e encampado por vários parceiros como clubes esportivos, associações de moradores, conselhos de segurança, faculdades, empresas, dentre outros.
Alunos das escolas públicas do bairro participarão de diversas atividades de lazer e esporte com o objetivo de despertar a garotada para a prevenção contra o crack e outros entorpecentes. O evento será realizado no Campo do Esperança e a entrada é franca para toda a população.
Para o vereador Roberto Carlos, o projeto “é uma contribuição do seu mandato para que a sociedade de um modo geral também faça seu papel e conscientize as crianças e os adolescentes para o perigo que ronda as escolas. Não podemos cruzar os braços e esperar passivamente os governos agirem”, defendeu.
A programação está muito diversificada e inclui atrações para a criançada, como algodão doce, cama elástico e pipoca. Os adultos também foram contemplados e vão receber cuidados de saúde e bem estar com dicas de nutricionistas, exames de glicose, aferição de pressão e IMC - Índice de Massa Corporal.
PERSONALIDADES
A campanha percorrerá todo o município com a finalidade de mobilizar a comunidade escolar com a mensagem de conscientização no combate às drogas. Uma das forças do projeto vem do campo de jogo. Algumas das personalidades do mundo dos gramados engrossaram o coro do “Crack só do Futebol”.
Dando exemplos de cidadania, jogadores como o pentacampeão mundial Gilbeto Silva, do Atlético Mineiro, e o atacante do Minas Boca Futebol, ex-cruzeiro e ex-seleção brasileira Fábio Júnior. Ambos cederam o direito de uso de sua imagem e até gravaram um vídeo de divulgação. Outro nome que assina o projeto é o do técnico do Boa Esporte Clube, Ney da Matta
JOGO CONTRA O CKACK
O ponto alto do evento de domigo será uma partida realizada no campo do Esperança. Serão organizados vários times de estudantes que farão o jogo contra o crack. A partida simbolizará a luta para vencer esse mal que já atinge mais de 95% das cidades brasileiras. Além disso, alguns talentos serão descobertos por especialistas. Dois estudantes que mais demonstrarem aptidão para o futebol serão convidados a integrar um grupo de adolescentes que irão para Belo Horizonte participar de uma seletiva (peneirada) no América Futebol clube.
“Não combateremos o crack só com repressão. Temos que dar uma alternativa a esses jovens para que não venham usar drogas no futuro. Essa é a mensagem principal do projeto “Crack só do Futebol”, ou seja, usar o futebol, paixão nacional, como avalanca para engajar o adolescente nessa campanha. Um adolescente convence outro adolescente, muito mais do que um adulto. Então, quanto mais alunos no futebol, menos alunos nas drogras”, disse Roberto Carlos.