Inundações e mau cheiro continuam incomodando moradores do Horto
Publicada em 14/02/2014 17:58
Em visita ao bairro, Lene Teixeira recebeu dezenas de reclamações sobre má qualidade do sistema de saneamento e drenagem pluvial
Um problema recorrente há anos no Horto foi o principal alvo de reclamações durante a realização do projeto “Mandato na Rua” na manhã desta sexta-feira (14). Esta foi a segunda vez que o bairro recebeu o gabinete itinerante da vereadora Lene Teixeira (PT).
“Em fevereiro de 2013 estivemos no Horto e o número de reclamações sobre a precariedade do sistema de saneamento e inundações foi enorme. Enviamos um ofício à Copasa que até hoje ainda não nos foi respondido. É triste voltarmos um ano depois e recebermos praticamente as mesmas reclamações”, declarou a vereadora, presidente da Comissão Municipal de Saúde, Trabalho e Bem Estar Social da Câmara de Ipatinga.
Devido à verticalização desordenada e adensamento populacional verificada no bairro, há indícios de que o sistema de esgotamento sanitário esteja comprometido. Estudos promovidos para elaboração do Plano Diretor do município de Ipatinga comprovam a necessidade de substituição das redes de drenagem pluvial e esgotamento sanitário no bairro.
“Todo mês pagamos a Copasa por um serviço que ela não nos oferece. Até quando teremos de conviver com o mau cheiro e alagamentos nas ruas?”, questionou indignado o morador Júlio César Souto.
Após ouvir os moradores, a vereadora informou sobre a liberação de recursos federais com a finalidade de resolver o problema. “Em novembro de 2013 foi aberta uma licitação para contratação de empresa que execute as obras de Implantação do Sistema Separador de Esgotamento Sanitário e Drenagem do bairro Horto. Vamos acompanhar o desdobramento deste processo de perto para que as obras comecem o quanto antes”, pontuou a parlamentar.
Outro problema apontado por empresários do bairro é a falta de varrição na rua Jacarandá. “Encaminharemos esta questão ao setor competente da Prefeitura”, completou Lene.
CIDADANIA
Além de ouvir as reivindicações da população, o projeto “Mandato na Rua” realizou sua função de conscientização social. Acompanhada de seus assessores, a vereadora distribuiu a cartilha “Cidadania” às pessoas que visitaram seu gabinete itinerante.
“Nesta cartilha passamos as informações necessárias para que os cidadãos façam valer seus direitos”, resumiu Lene Teixeira.