De iniciativa de Agnaldo Bicalho, Associação de Atletismo Máster é reconhecida como entidade de utilidade pública
Publicada em 21/02/2014 15:42
O projeto 11/2014 ainda irá passar pela segunda votação antes de seguir para sanção do Executivo
A 1ª Sessão da 529 Reunião Ordinária na Câmara de Ipatinga, ocorrida na tarde de quarta (20/02) contemplou os amantes do atletismo na região. Sobretudo os que seguem na prática do esporte mesmo após os trinta anos de idade.
De autoria do vereador Agnaldo Bicalho, foi aprovado em primeira votação, por unanimidade, o PL 11/2014, que declara de utilidade pública a Associação Master de Atletismo Vale do Aço – Amava.
Fundada há pouco mais de 1 ano, a Amava tem por objetivo reunir atletas da categoria máster em torno da prática esportiva, em especial do atletismo. Sejam iniciantes, amadores, atletas profissionais ou apenas pessoas comuns, de média idade ou da terceira idade, que busquem uma vida melhor através do esporte.
A categoria máster inclui atletas a partir de 30 anos de idade e subdivide-se a cada intervalo de cinco anos. Ou seja, atletas com idade entre 30 e 35 competem entre si,36 a40,41 a45 e assim por diante.
Além das atividades de incentivo a prática esportiva, como orientações e realização de competições e demais eventos esportivos, a Amava é também uma equipe que disputa competições profissionais em vários níveis do atletismo.
Com resultados expressivos, seus atletas colecionam medalhas de competições importantes, como Troféu Brasil Máster de Atletismo e as Olimpíadas Máster. Em outubro de 2013, quando o Brasil sediou o último Campeonato Mundial de Atletismo Máster, realizadoem Porto Alegre-RS, a Amava se fez presente, e os atletas do Vale do Aço voltaram pra casa com quatro medalhas.
O vereador Agnaldo Bicalho afirma que através do lazer e do esporte é possível fazer mais pela terceira idade. “Há muito tempo já desenvolvemos atividades de ginástica para a terceira idade com o Instituto de Ação Comunitária. Encontramos na Amava mais uma oportunidade para incentivar a busca por qualidade de vida para todos”, disse Agnaldo.
Elias Justino, presidente da Associação, comemorou a aprovação da matéria. “Agora seremos considerados como uma utilidade pública. Isso é para nós uma vitória. Estamos sempre buscando não só melhorar nossos resultados como atletas ou equipe, mas incentivar que cada vez mais pessoas passem a ter hábitos saudáveis também é nossa missão”, enfatizou Elias.
A próxima atividade da Amava na região será a realização da 2ª Corrida Rústica da Melhoridade. O evento, marcado para o dia 9 de março, às 9h, será no galpão principal do Parque Ipanema e pretende beneficiar a única Casa de recuperação feminina no Vale do Aço. Os Alimentos arrecadados durante a corrida serão doados ao Projeto Tabernáculos da Fé, mantenedora da Casa, em funcionamento no Bairro Águas Claras.
O projeto 11/2014, que faz da Amava uma entidade de utilidade pública, ainda deverá passar pela segunda votação, que deve acontecer na próxima semana, antes de seguir para sanção do Executivo.