Vereadores participam de reunião na Agência Metropolitana sobre projeto Ipatinga Mulher
Publicada em 26/02/2014 17:57
Exame de mamografia é um dos serviços oferecidos ao público feminino em data comemorativa
O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, reserva uma série de atividades e serviços voltados para o público feminino em Ipatinga. Em reunião na manhã desta quarta-feira (26) com o presidente da Câmara de Ipatinga, Ley do Trânsito (PSD), e mais nove vereadores, o diretor da Agência Metropolitana do Vale do Aço, Thales Rezende, detalhou o projeto ‘Ipatinga Mulher’, que se estende até o dia 14, e pediu apoio para a sua divulgação junto à população.
Um dos principais serviços que será disponibilizado durante o evento, que será realizado no Parque Ipanema, é o de mamografia para mulheres acima de 40 anos de idade. O evento é uma iniciativa do Conseps, Polícias Civil e Militar, em parceria com o Conselho da Mulher Empreendedora (Aciapi) e Governo de Minas, por meio da Secretaria Estadual de Saúde e Agência Metropolitana do Vale do Aço.
A expectativa é que sejam realizadas 400 mamografias durante o ‘Ipatinga Mulher’. A vinda do Mamógrafo Móvel vai de encontro aos índices alarmantes de câncer de mama. Para fazerem o exame, as mulheres devem se inscrever e cadastrar junto à Agência Metropolitana (telefone para contato: 2109-9351) ou ao Conselho da Mulher Empreendedora (Aciapi). Será exigida a apresentação da carteira de identidade e do Cartão SUS, que pode ser emitido junto à Secretaria Municipal de Saúde.
No sábado (8 de março), os exames serão feitos de 8h às 13h, no domingo não haverá atendimento e de segunda a sexta-feira (do dia 10 ao dia 14), de 8h às 17h.
Vários estandes serão montados na principal área de lazer da cidade. A Polícia Civil fará a emissão de carteiras de identidade para o público feminino. Também serão realizadas palestras educativas sobre questões como violência doméstica, cozinha sustentável e oferecido apoio jurídico às mulheres.
A Polícia Militar também terá um estande montado no Parque Ipanema e deverá participar da abertura do evento com a banda de música do 14º Batalhão. Haverá ainda exposição de artesanatos, ginástica aeróbica, recreação para crianças e sorteio de brindes.
O diretor da Agência Metropolitana apresentou aos vereadores
a programação do Ipatinga Mulher, de 8 a 14 de março
Conforme Thales Rezende, a participação dos vereadores é fundamental para a divulgação do projeto ‘Ipatinga Mulher’. “Convidamos os vereadores para estarem aqui na Agência Metropolitana a fim de explicarmos este projeto. Eles estão em contato direto com a população e sabe das suas demandas, sendo então multiplicadores de informações. Por meio dos seus gabinetes e assessores, os vereadores poderão identificar o público alvo do projeto e encaminhá-lo para que possa ser atendido”.
O presidente da Câmara de Ipatinga, Ley do Trânsito, destacou o empenho que a Agência Metropolitana do Vale do Aço, por meio do seu diretor Thales Rezende, tem demonstrado para buscar soluções para os problemas de todas as cidades que compõem o Colar Metropolitano. “Diversos benefícios têm sido conseguidos por nossa região pela intervenção da Agência Metropolitana, desde quando o hoje secretário de Saúde, Alexandre Silveira, respondia pela pasta de Gestão Metropolitana. Acompanhamos todas as negociações para a retomada do Olho Vivo em Ipatinga, a liberação da verba para construção da UPA, a reforma da entrada do Pronto Socorro do Hospital Márcio Cunha, que hoje é referência na área de trauma, entre outras”.
Para a presidente da Comissão Permanente de Saúde, Trabalho e Bem Estar Social da Câmara, e, única mulher entre os 19 parlamentares, vereadora Lene Teixeira (PT), ações desta natureza são de fundamental imporância para desafogar as filas de espera por exames de mamografia e contribuir para a auto estima das mulheres de Ipatinga.
“Recebemos com muita satisfação esta programação apresentada pela Agência Metropolitana em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). Nosso gabinete já está à dispoção das atividades e vamos comunicar ao máximo de mulheres a oferta dos exames de mamografia”, adiantou a vereadora.
Também participaram da reunião na Agência Metropolitana, os vereadores Roberto Carlos (PtdoB), Jadson Heleno (SDD), Léo Escolar (PCdoB), Toninho do Bethânia (PCdoB), José Geraldo Amigão (PV), Nilsin da Transnil (PRTB), Adiel Oliveira (SDD) e Ademir Cláudio (DEM).
Thales Rezende discute detalhes do programa com os vereadores
Toninho do Bethânia, Ley do Trânsito e Léo Escolar
Ver Minas
Entre os dias 12 e 17 de março, o Governo de Minas estará realizando o Programa Ver Minas, de consultas e cirurgias oftalmológicas, nas cidades de Coronel Fabriciano e Belo Oriente. Também com a utilização de unidades móveis, o programa visa atender à população acima dos 50 anos. Serão feitas cirurgias de catarata e outros 25 procedimentos oftalmológicos.
Além do atendimento médico, as pessoas recebem, gratuitamente, medicamentos como colírios e, se for o caso, óculos. A capacidade total do Ver Minas é de 800 consultas e mais de 200 cirurgias por dia. Junto com o Ver Minas, também estarão em Belo Oriente e Coronel Fabriciano, o Dengue Móvel e as carretas para realização dos exames de mamografia.
Conforme Thales Rezende, Ipatinga pertence à mesma microrregião de Belo Oriente, portanto, os pacientes do município deverão se deslocar para a cidade vizinha para serem atendidos. “O Ver Minas está sendo realizado em Belo Oriente porque a prefeitura da cidade nos fez a solicitação, assim como Coronel Fabriciano. Este programa necessita de uma logística e uma parceria muito grande do Estado com o município. Definição de local, alimentação para as equipes, vigilância 24 horas para os equipamentos, cercamento, tendas para que as pessoas possam aguardar atendimento e ficar no momento pós-cirúrgico, ambulância para qualquer eventualidade, entre outros itens. Portanto, é necessário interesse do município para que o programa seja instalado e estas duas cidades contemplada demonstraram essa disponibilidade”.
Ley do Trânsito disse que vai convocar uma reunião com todos os vereadores para elaborar um oficío dirigido à Prefeitura de Ipatinga solicitando que o município também demande junto à Secretaria de Saúde a realização do Ver Minas em Ipatinga. “O que nós não podemos é perder as oportunidades que o Estado nos oferece, o que o secretário de Saúde hoje quer nos oferecer. Se não temos tempo hábil para trazer o programa neste momento, o que considero uma perda, que possamos oferecer o atendimento à população em outra ocasião. Deve-se ressaltar que o diretor da Agência Metropolitana nos garantiu que, a qualquer tempo que os pacientes forem encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde, serão atendidos com os mesmos procedimentos em Belo Horizonte”.