Lideranças buscam melhorias na segurança pública regional
Publicada em 07/03/2014 16:29
Vereadores, representantes da OAB, CONSEP e Maçonaria se reuniram, em Belo Horizonte, com secretários de estado e chefes das polícias
Investimentos e ações preventivas na segurança pública do Vale do Aço foram temas de um encontro nesta quinta-feira (06/04), na Cidade Administrativa,em Belo Horizonte.
A reunião envolveu os secretários Alexandre Silveira (Saúde) e Rômulo Ferraz (Defesa Social), o coronel Márcio Santana (comandante geral da polícia militar) e Cylton Brandão (chefe da polícia civil), além de vereadores de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, representantes do Conselho Municipal de Segurança Pública (Consep), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Maçonaria.
O objetivo do encontro, agendado pelo presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, Ley do Trânsito (PSD), foi levar ao Estado as preocupações com os graves problemas relacionados à segurança pública no Vale do Aço e apresentar uma série de reivindicações de ações necessárias ao equacionamento desses problemas.
A comitiva do Vale do Aço solicitou do secretário Rômulo Ferraz uma série de reivindicações: a regularização do sistema do plantão regional (feito apenas na delegacia regional de Ipatinga), que cria sérias dificuldades para as demais cidades; a urgente implantação da delegacia regionalem Coronel Fabriciano; o aumento no efetivo de policiais civis e militares; investimentos em equipamentos e novos veículos; ampliação do Programa Fica Vivo e do GEPAR; construção de um IML em Ipatinga; implantação do Olho Vivo tambémem Coronel Fabricianoe Timóteo; construção do Centro de Internação de Adolescentes (CIA) definitivo, no município de Santana do Paraíso, no terreno doado pela Cenibra; e melhoria estrutural no setor de identificação de Ipatinga.
Também foi reivindicada a realização de operações conjuntas das polícias militar e civil no Vale do Aço.
O secretário Alexandre Silveira, representante do Vale do Aço no Governo, disse que há uma endemia de violência na região. Mesmo na Secretaria de Saúde, Silveira continua atuando nas demandas do Leste.
“O Estado tem investido da forma mais adequada nas cidades do Vale, levando em consideração os índices regionais. Saúde e segurança têm demandas infinitas, por isso temos que trabalhar incansavelmente. Mas segurança, infelizmente, não perpassa somente por investimentos financeiros, envolve questões culturais”, destaca.
Respostas
Rômulo Ferraz garantiu que o Vale do Aço tem prioridade no Governo de Minas. “O governador Anastasia já pediu prioridade absoluta e nosso trabalho será ainda mais forte para combater a criminalidade na região. Iremos atender os pleitos trazidos pelos vereadores e demais lideranças, que são verdadeiros clamores da sociedade. Vamos viabilizar recursos para diversos programas, implantar em curto espaço de tempo a delegacia virtual e o sistema de videoconferência nas unidades que integram a regional, possibilitando o equacionamento do problema decorrente do plantão regionalizado e a agilidade no atendimento de ocorrências mais corriqueiras. Também posso informar que temos como instalar a delegacia regionalem Coronel Fabricianoaté o final deste primeiro semestre”, afirmou.
O presidente da Câmara de Ipatinga, Ley do Trânsito, lembrou que os anseios que o grupo levou ao governo do Estado são clamores da sociedade. “Viemos trazer aos secretários os clamores da população do Vale do Aço e voltamos com respostas importantes. Nossos pleitos têm dois focos principais. Um está na melhoria expressiva na segurança pública regional e o outro na humanização do atendimento nas unidades vinculadas à secretaria de estado de defesa social, casos específicos do IML e do setor de identificação de Ipatinga. Quero agradecer ao governo do estado pelo imediato agendamento desta reunião, que foi marcada menos de uma semana após a nossa solicitação”, disse Ley.
Rômulo Ferraz informou ao grupo que o sistema Olho Vivo voltará a funcionar em Ipatinga até o final do ano. “Só não será antes devido às questões burocráticas, já que o processo licitatório para compra dos equipamentos tem um prazo legal de 60 dias para ser concluído e as demais etapas consomem aproximadamente mais seis meses”. Destacou ainda que, em atendimento as solicitações apresentadas na reunião, irá incluir nas licitações em andamento para a aquisição de 16 câmeras do Olho Vivo para Timóteo e 16 para Coronel Fabriciano.
O vereador de Fabriciano, Leandro Xingó – o Xingozinho, lembrou que a implantação da delegacia regional na cidade vai desafogar o trabalho de outras delegacias em toda região. “Viemos aqui pedir, entre outras coisas, que seja implantada a delegacia regional em Fabriciano, pois é uma demanda reprimida desde a instalação do Batalhão de Polícia Militar. O secretário Rômulo nos garantiu que até o final deste primeiro semestre será implantada. Isto mostra a importância de estarmos unindo forças em nossos pleitos. A iniciativa do Ley de mobilizar esta comitiva para a reunião com os secretários foi muito feliz”, avalia.
O vereador de Timóteo, Douglas Wylkes, também considerou positiva a reunião. “Nosso principal pleito foi para a instalação do Olho Vivo também em Timóteo, já que o contrato que mantinha o serviço na cidade foi encerrado pela administração devido aos custos. Precisamos do investimento do Estado para implantar um novo sistema, com câmeras mais modernas. É um serviço que já se mostrou extremamente eficiente e não podemos nos prescindir dele, e a garantia do secretário Rômulo de que irá nos contemplar com 16 câmeras é muito importante”, avalia.
Participaram da reunião os vereadores de Ipatinga, Ley do Trânsito, Léo Escolar e Roberto Carlos; de Timóteo, Douglas Wilkys; e de Coronel Fabriciano, Leandro Xingó e professor Edem. Representando a maçonaria compareceram Gaspar Irênio Rocha, presidente do Conselho de Veneráveis do Vale do Aço, que também representava o CREA-MG; Gaspar Aparecido, representando o Grande Oriente de Minas Gerais; e Hélio Ribeiro, representante do Grão Mestre das Grandes Lojas de Minas Gerais. Alexsandro Gomes representou a OAB de Coronel Fabriciano.