Câmara aprova consórcio intermunicipal que vai possibilitar implantação do Samu regional
Publicada em 20/03/2014 18:31
Foi aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira (20) o Projeto de Lei 23/2014 que ratifica o protocolo de intenções para adesão de Ipatinga ao Consórcio Intermunicipal de Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas Gerais (Consurge). O grupo de 85 municípios que farão parte do consórcio terão uma gestão associada de serviços públicos, como a implantação do Samu Regional.
O Consurge terá a finalidade de desenvolver em conjunto ações e serviços de saúde, observados os preceitos que regem o Sistema Único de Saúde (SUS). O consórcio poderá firmar convênios e receber auxílios, subvenções sociais ou econômicas de outras entidades e órgãos governamentais.
Com a criação do Consurge, já estão garantidos repasses de recursos para o atendimento de urgência e emergência nos Hospitais Márcio Cunha (HMC) e Municipal de Ipatinga (HMI). O Governo do Estado deverá destinar cerca de R$ 400 mil por mês ao HMC e aproximadamente R$ 100 mil mensais ao HMI.
O presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, Ley do Trânsito (PSD), defendeu a aprovação do projeto e destacou a importância de regionalizar o Samu. “Atualmente, apenas Ipatinga conta com o unidades móveis de urgência e as disponíveis são insuficientes para atender aos munícipes. O Samu ainda atende a cidades vizinhas, desfalcando ainda mais o atendimento em Ipatinga. Aprovar este protocolo é oportunizar o recebimento de novas unidades para Ipatinga e para as cidades vizinhas que não dispunham do serviço. Ganha o leste de Minas, que tratará aquele que precisa de maneira adequada”, disse Ley.
Moções de Aplauso
O presidente da Câmara de Ipatinga também apresentou na reunião desta quinta-feira moções de aplauso ao governador Antônio Augusto Anastasia e ao secretario de Saúde Alexandre Silveira.
“Passamos a contar com o olhar sensível do governador e do secretário de Saúde no que diz respeito a investimentos para o Leste de Minas. Recursos importantes que desafogarão o município de Ipatinga, que recebe a demanda de toda a região. Estas moções são uma forma de dizermos nosso muito obrigado”, comentou Ley.
Foto: Jornal Diário do Aço