Início do conteúdo

Câmara realizará audiência para debater caso Rodrigo Neto


Publicada em 21/03/2014 17:57

Câmara realizará audiência para debater caso Rodrigo Neto

Audiência pública pretende ouvir do Estado como andam as apurações do caso, que, para os jornalistas do Comitê Rodrigo Neto, estão paradas


Os vereadores petistas Lene Teixeira e Agnaldo Bicalho convidaram o vice- presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, deputado federal Nilmário Miranda (PT), para participar de audiência pública que será realizada para debater o assassinato do jornalista Rodrigo Neto, morto em março do ano passado no bairro Canaã, em Ipatinga.

Com a presença confirmada, Nilmário informou que a comissão que estuda casos contra a liberdade de imprensa concluiu relatório de 302 páginas sobre o assassinato do jornalista. A comissão ficará a cargo de apresentar que medidas o governo federal pretende tomar, já que o crime contra jornalista foi por causa de seu trabalho, configurando, assim, crime contra a liberdade de expressão.


 

A proposta dos vereadores petistas Lene Teixeira e Agnaldo Bicalho recebeu apoio de todos os parlamentares da Casa.


O pedido de audiência pública foi feito pelos jornalistas membros do Comitê Rodrigo Neto, criado para acompanhar as investigações do caso do jornalista, e do também assassinato repórter fotográfico Walgney Carvalho, morto com o mesmo “modus operandi” de Neto, em 14 de abril do ano passado.


O crime motivou a vinda de uma força tarefa da Polícia Civil de Belo Horizonte para Ipatinga, que investigou o caso e indiciou dois homens: o falso policial Alessandro Neves Augusto e o detetive Lúcio Lírio Leal como sendo, respectivamente, o assassino e o informante.


No entanto, as apurações não apontaram quem seria o mandante e nem mesmo o segundo autor que estava na motocicleta usada no dia do crime. A motivação para o assassinato também nunca foi esclarecida e a ausência de informações motivou os parlamentares a pedirem a audiência.


Para o evento, que ainda não possui data definida, serão convidados membros do Comitê Rodrigo Neto, familiares do jornalista, Ministério Público, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e membros da Polícia Civil que participaram das investigações em Ipatinga.

Início do rodapé