CAC de Ipatinga serve de modelo para Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo
Publicada em 04/04/2014 15:58
O CAC (Centro de Atenção ao Cidadão) da Câmara Municipal de Ipatinga foi a referência encontrada pelo legislativo de São Gonçalo do Rio Abaixo para implantação de serviços à população naquela cidade.
Em abril de 2013, a presidente da Câmara de São Gonçalo, Luciana Bicalho (PTB), e o vereador Paulo Antônio da Fonseca, o Paulinho (PT), fizeram uma visita à Câmara de Ipatinga para conhecer de perto o funcionamento do CAC e conversar com o presidente do legislativo ipatinguense, Ley do Trânsito, sobre os serviços e solicitar apoio para implantação de uma unidade na vizinha cidade.
A partir daí, servidores da Câmara de São Gonçalo passaram a manter contatos diretos com o gerente do CAC de Ipatinga, Tadeu Figueiredo, buscando todos os subsídios necessários para implantação do CAC naquele município.
“Por determinação do nosso presidente, neste período passamos para eles toda documentação e orientação necessária para a montagem do CAC em São Gonçalo do Rio Abaixo,” informa Tadeu Figueiredo.
De acordo com o gerente do CAC da Câmara de Ipatinga, esta etapa durou quase um ano e na semana passada a presidente da Câmara de São Gonçalo solicitou ao presidente Ley do Trânsito permissão para que duas servidoras de lá, Juliana Souza e Érica Silva, passassem uma semana no CAC de Ipatinga acompanhando os trabalhos que são oferecidos à comunidade. “Elas chegaram segunda-feira e ficaram até esta sexta. Neste período tiveram oportunidade de acompanhar na prática as orientações de todos os procedimentos que realizamos junto ao INSS, a parte de orientação jurídica e social e de garantias dos direitos do cidadão, que são as isenções para os que tem renda abaixo de dois salários mínimos. e, por último, os procedimentos necessários para a implantação da Câmara Mirim”, enfatizou Tadeu Figueiredo.
Coordenadora do CAC de São Gonçalo do Rio Abaixo, Juliana Souza destaca a importância desta semana de acompanhamento dos serviços em Ipatinga e agradece a atenção recebida. “Além de ser um Centro de Atenção, percebi que o CAC pode ser instrumento auxiliar para a administração e a Câmara em termos de diagnóstico das necessidades da comunidade e de planejamento. Agora estamos prontos para, no dia 07 de maio, inaugurar o nosso CAC, que será o cartão de visita do legislativo de São Gonçalo. Queremos agradecer o presidente Ley e o Tadeu pela atenção que nos foi dispensada. Sem ela, não teríamos como implantar os serviços em nossa cidade.”
“Ficamos muito felizes de poder contribuir com o legislativo de São Gonçalo do Rio Abaixo, recebendo aqui seus representantes e fornecendo-lhes todas as informações e orientações necessárias para que possam implantar com sucesso em seu município uma unidade do CAC”, destacou Ley do Trânsito.