Início do conteúdo

Presidente da Comissão de Saúde da Câmara visita UPA


Publicada em 08/04/2014 15:32

Presidente da Comissão de  Saúde da Câmara visita UPA

A vereadora Lene Teixeira, presidente da Comissão de Saúde Pública, Trabalho e Bem-Estar Social da Câmara Municipal de Ipatinga, visitou, na manhã desta terça-feira (08/04), as dependências da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, localizada no bairro Canaã. A ida fez parte de uma série de acompanhamentos feitos pela Comissão nos locais de atendimento à população. 


A visita foi acompanhada pela coordenadora da Unidade, Edna Nora, e percorreu todas as dependências do centro médico, inaugurado em 22 de fevereiro passado.


A área da UPA ocupa1.700 metros quadradosentre a rua Macabeus e avenida Gerasa e conta com 17 leitos de observação, pronto-socorro, atendimento odontológico e oferece exames básicos como os de raio-X digital.


De acordo com a coordenadora Edna, a UPA atende hoje a uma média de 400 pessoas por dia. No local, há dois clínicos gerais, dois cirurgiões e dois pediatras, que atendem a turnos de 24 horas.


São atendidos pacientes em estados agudos e graves, sendo que o tempo máximo de permanência é de 24 horas. Situações em que a internação se faz necessária são levadas para o Hospital Municipal de Ipatinga, no caso de adultos, e para o Hospital Márcio Cunha, quando se tratam de crianças. Quatro leitos são direcionados à estabilização de pacientes graves encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Corpo de Bombeiros.


Uma das situações mais comuns na UPA, segundo a coordenadora, diz respeito à demanda por atendimentos básicos no local. Segundo Edna, a UPA é uma intermediária entre as unidades de saúde e o Hospital Municipal. Sobre a questão, a vereadora Lene salientou que se faz necessária a conscientização das pessoas para que elas sejam atendidas da melhor forma no devido local.


Lene Teixeira classificou como positiva a visita e afirmou que o local possui uma estrutura de fluxo rápido. Os serviços prestados na Unidade também foram bem avaliados pela parlamentar, que aproveitou a oportunidade para ouvir e registrar as demandas da população presente à UPA naquele momento.

Início do rodapé