Início do conteúdo

Vereador apresenta indicação para que UPA faça distribuição de medicamentos


Publicada em 21/05/2014 14:29

Vereador apresenta indicação para que UPA faça distribuição de medicamentos

O vereador Agnaldo Bicalho (PT) apresentou durante a reunião ordinária de terça-feira (20) a Indicação nº 129/2014. Ele propõe ao Executivo que os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), atendidos na UPA 24 horas, possam adquirir os medicamentos populares que lhe forem receitados na própria unidade.

 

A indicação pede “providências urgentes na instalação de uma farmácia para distribuição de medicamentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Canaã”. A justificativa é o fato do público atendido no local ser formado em sua maioria por crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais. “São pacientes que, quase sempre, se encontram em estágio agudo de enfermidades e que necessitam com urgência do medicamento após a consulta”, disse Agnaldo.

 

Conforme o vereador, as pessoas que recebem atendimento após as 18h ou nos finais de semana não conseguem retirar os remédios nas farmácias da rede pública. Situação ainda mais complicada acontece durante os feriados prolongados.

 

“As pessoas recebem atendimento de urgência, as receitas são prescritas, mas aquelas que não têm condições de comprar os medicamentos são obrigadas a esperar o feriado terminar e a Unidade Básica de Saúde voltar a funcionar para que possam retirar seus remédios”, lamentou Agnaldo Bicalho.

 

A Indicação é uma proposição sem discussão, ou seja, quando apresentada por um parlamentar não é submetida à votação, seguindo direto para o Executivo Municipal. Isso por ser uma proposta que pode gerar custos à administração municipal.

 

Agnaldo destaca que a implantação da farmácia na UPA 24 horas é uma alternativa que pode também contribuir para a diminuição do volume de atendimentos na própria unidade. “A entrega de medicamentos na própria UPA vai garantir mais eficiência no tratamento e diminuirá o retorno das pessoas para novas consultas”, completou.

 

Foto: Diário do Aço/Divulgação

Início do rodapé