Início do conteúdo

Câmara legisla política pública em defesa da criança


Publicada em 23/05/2014 15:40

Câmara legisla política pública em defesa da criança

Diversas propostas foram apresentadas na audiência pública sobre pedofilia


Propor a criação de uma Comissão Especial que acompanhe os crimes de pedofilia no município, para apoiar as vítimas e cobrar punição ao abusador, elaborar e revisar as leis municipais de combate a pedofilia, lutar pela estruturação da rede de atendimento às vítimas de abuso sexual são algumas das algumas das propostas tiradas na audiência pública sobre a pedofilia, ocorrida nesta quinta-feira (22/5).


 

Em Ipatinga, a lei 3.298,de 9 de janeiro de 2014, de autoria do vereador Ademir Claudio (DEM), institui a Semana Municipal de Combate à Pedofilia. Dentro das ações propostas na semana, “a audiência ocorre para ouvirmos a população e propor ações concretas para combater este mal feito contra pequeninos de Jesus”, disse Ademir, que é o autor das audiências que vem ocorrendo em alguns bairros.


 

Presente ao evento, o presidente da Câmara, Ley do Trânsito (PSD), enfatizou que a instituição pode colaborar mais efetivamente por meio de ações concretas, como informações às famílias dos abusados,o lançamento de selo, incluindo a instituição como protetora das crianças “e, enfim, nos espelhar nas pessoas que já fazem tanto em defesa de crianças e adolescentes e que nos incentiva a seguir adiante”, disse.


 

“O número de crimes contra criança e adolescente tem crescido assustadoramente. É um crime difícil de comprovar, porque em 90% dos casos os abusadores são pessoas muito próximas da vítima. São pais, padastros, professores, líderes religiosos, pessoas que despertam intimidade e confiança para cometer o mal do abuso e despertam culpa no vitimado, tornando este tipo de crime muito difícil de ser comprovado”, a informação é da delegada de mulher e infância e juventude, Lívia Athayde Oliveira.


 

Esta informação foi reiterada pelo representante do Conselho da Criança e do Adolescente, Ismaile Calixto de Sousa. “A demanda de crimes contra a criança só cresce e a pedofilia, este mal delicado precisa ser derrubado, precisamos romper este silêncio”.

 

Agraciados – Durante a audiência, o vereador Ademir entregou moções de aplausos às pessoas que se destacaram em suas respectivas áreas de atuação.


 

Foram agraciados Cleber Oliveira Dias, Dra. Vera Lúcia Venâncio Gaspar, Dr. José Carlos de Carvalho Galinnari e Ione de Morais Tofanneli.


Também estiveram presentes a vereadora Lene Teixeira (PT), o secretário adjunto de assistência social, César Custódio, o major Fábio Barcellos, a conselheira tutelar Maria Augusta da Silva Andrade, membros da comunidade João Paulo II e comunidade em geral.

 

Início do rodapé