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Servidores da Câmara fazem curso no INSS para prestar atendimento ainda melhor à população


Publicada em 23/05/2014 16:49

Servidores da Câmara fazem curso no INSS para prestar atendimento ainda melhor à população

Seis servidores do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal de Ipatinga participaram nesta semana do Curso Disseminadores Externos das Informações Previdenciárias oferecido pelo INSS. No ano passado, o setor do legislativo ipatinguense realizou 17 mil atendimentos somente a pessoas que buscavam informações sobre questões previdenciárias.

 

O CAC presta uma série de serviços à população, contando com assessores de políticas públicas e estagiários em diversas áreas, principalmente prestando orientações jurídicas e sociais. Uma das maiores demandas deste setor da Câmara de Ipatinga é por consultas e serviços relacionados ao INSS, como marcação de perícias, recursos e cadastros.

 

“Pelo que percebemos no curso, o INSS considera o CAC como um parceiro essencial  nas suas atividades, principalmente porque contribui para desafogar o volume de atendimentos na agência de Ipatinga. Tivemos a oportunidade nos dois dias do curso de ampliarmos nosso conhecimento para oferecermos um leque ainda maior de serviços à população. Nosso trabalho ajuda a evitar que muitas pessoas tenham que ficar na fila do INSS, às vezes por várias horas, apenas para agendar um atendimento”, detalhou o assessor de políticas públicas Guilherme de Castro Loures.

 

Conforme o presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Ley do Trânsito, sua gestão sempre esteve voltada para a valorização e qualificação dos servidores do Legislativo. “O investimento para ampliar o conhecimento dos servidores acaba sendo devolvido para a população na forma de um melhor atendimento a todos. Hoje nosso CAC é modelo para vários municípios, que já estiveram aqui para conhecer o trabalho feito em Ipatinga”.   

 

Para Gisele Martins Dias, também assessora de políticas públicas da Câmara, o curso feito no INSS capacitou os servidores do CAC à distribuir dignidade e aferir direitos aos cidadãos. “As pessoas têm os seus direitos, mas não sabem quais são. Direito de aposentar no tempo certo, de ser instruído, de não ficar desamparado à frente de uma situação complicada”.

 

Ley do Trânsito lembrou que a maioria das pessoas que procuram o CAC é considerada de baixa renda e necessita dos serviços que são obrigação do Estado oferecer. “Não estamos falando de assistencialismo, mas as pessoas têm direito a serviços que o Estado recebe, por meio dos impostos cobrados da própria população, para prestá-los. Estamos falando de saúde, educação, aposentadoria e outros. No CAC, estas pessoas são atendidas por advogados, assistentes sociais e outros profissionais que podem lhes prestar informações e dar encaminhamentos para que tenham acesso a esses direitos”.

 

O gerente do CAC, Tadeu Antônio Figueiredo, fez questão de agradecer ao presidente Ley do Trânsito por ter liberado os servidores para fazerem o curso no INSS. “Quando surgiu a oportunidade de fazer o curso, o presidente prontamente nos atendeu e autorizou nossa presença no INSS. “A orientação que recebemos do presidente desde que assumimos o cargo foi de prestar um atendimento de qualidade à população e buscar a qualificação dos servidores”.

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