Início do conteúdo

Projeto quer instituir programa de assistência acelíacos, diabéticos e hipertensos em Ipatinga


Publicada em 17/06/2014 10:59

Projeto quer instituir programa de assistência  acelíacos, diabéticos e hipertensos em Ipatinga

Tramita na Câmara de Ipatinga um projeto de lei que pretende instituir nas escolas municipais o Programa de Assistência aos Portadores de Doença Celíaca, Diabetes e Hipertensão. O projeto é baseado no Programa Saúde na Escola, iniciativa do Governo Federal que busca aliar à formação dos estudantes da rede pública de ensino ações de promoção e atenção à saúde e prevenção de doenças.

 

No dia 11 de junho, uma emenda modificativa ao projeto foi apresentada pelo vereador Toninho Bethânia (PCdoB). A alteração propõe que também sejam incluídos no Programa de Assistência os portadores de intolerância à lactose.

 

O texto estabelece que a Prefeitura de Ipatinga se encarregará de promover eventos e atividades com a finalidade de esclarecer a população sobre as três doenças. Cartilhas explicativas sobre as enfermidades e cuidados necessários para os portadores deverão ser elaboradas e distribuídas para as famílias, unidades de saúde, escolas e creches do município.

 

O programa será desenvolvido ao longo de todo o ano letivo e terá como meta a conscientização da população ipatinguense. A autora do projeto, vereadora Lene Teixeira (PT), afirmou que o ponto alto da matéria está na orientação quanto ao diagnóstico das crianças portadoras de doença celíaca, diabetes ou hipertensão.

 

“Isso será importante para que as pessoas tenham acesso à informação para diagnosticar a doença e, diagnosticando, o Município terá o cuidado de fornecer uma merenda escolar adequada e balanceada para os portadores. Muitas vezes, a demora no diagnóstico e a alimentação inadequada contribuem para o avanço destes problemas de saúde”, defendeu a parlamentar.

 

De acordo com o texto, profissionais das entidades envolvidos na manipulação de alimentos fornecidos deverão receber treinamento adequado para a elaboração das dietas especiais. O projeto também permite que a Prefeitura estabeleça convênios com órgãos federais e estaduais para o cumprimento da lei.

 

Para fazer parte da legislação municipal, o projeto necessita de aprovação dos parlamentares ipatinguenses. A matéria recebeu parecer de constitucionalidade das comissões de Legislação e Justiça, de Educação e de Saúde Pública. Atualmente, o projeto se encontra pronto para ser votado, aguardando apenas sua colocação na pauta da ordem do dia.

 

Doença celíaca

A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces, provocando dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água.

 

Hipertensão e diabetes

Usualmente chamada de pressão alta, a hipertensão é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem.

 

O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina).

 

Início do rodapé