Início do conteúdo

Infraestrutura de Ipatinga ganha destaque em reunião da Câmara Mirim


Publicada em 04/08/2014 15:36

Infraestrutura de Ipatinga ganha destaque em reunião da Câmara Mirim

A infraestrutura urbana de Ipatinga foi o principal tema das indicações apresentadas na reunião da Câmara Mirim realizada na tarde desta segunda-feira (28/07). As sugestões incluem desde melhorias na iluminação publica da cidade até a necessidade do recapeamento da pista de caminhada do Parque Ipanema.

 

Das dez indicações apresentadas, seis são de autoria da vereadora mirim Vitória Silva Moreira. A jovem solicita a prefeita Cecília Ferramenta a implantação de novas lixeiras e a melhoria da iluminação pública da cidade, o aumento do policiamento nas ruas de Ipatinga, a implementação de aulas de espanhol para os alunos da rede municipal e a melhoria da pista de asfalto no Parque Ipanema.

 

De acordo com Vitória, a segurança é um ponto fundamental para os moradores de Ipatinga e acredita que uma iluminação correta nas ruas da cidade e uma distribuição eficaz de lixeiras contribuem para uma cidade cada vez mais organizada, limpa e segura. “O aumento das rondas policiais nas ruas de Ipatinga traz mais segurança aos cidadãos e diminui a criminalidade. A iluminação eficaz também ajuda muito nessa questão. É disso que nossa cidade precisa para se manter bem organizada”.

 

Os vereadores mirins Rafael Costa Linhares Braga e Thalisson Daniel Vicente Souza apresentaram indicações para o presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, o vereador Ley do Trânsito (PSD). O mirim Thalisson Daniel solicita a criação de um projeto de lei que proíba a exposição das mercadorias de estabelecimentos na calçada. Já o vereador mirim Rafael Costa requer a instalação de banheiros químicos para deficientes físicos nos eventos da cidade de Ipatinga. “É importante ressaltar que todo ser humano independente de sexo, raça, religião, posição social ou condução física jamais deve ser tratado de forma desigual. Devemos zelar pela inclusão social de todos, e os eventos da cidade devem ter uma preocupação com esse público”.

 

Foram apresentadas na reunião três moções de aplausos e todas foram aprovadas pelos vereadores mirins. O Instituto Mayrink Vieira foi lembrado por se destacar em oferecer um ensino de qualidade aos estudantes de nosso município; o servidor Francisco Carlos Moreira, motorista da Casa, foi lembrado devido do Dia do Motorista, comemorado dia 25 de julho, e por prestar um serviço de qualidade em nosso município; e a senhora Chames Sales Rolim, que aos 97 anos de idade, irá receber o diploma de bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Ipatinga, a FADIPA.

 

Na reunião, a tribuna livre foi usada pelo vereador mirim Rafael Costa Linhares Braga, estudante do Instituto Educacional Mayrink Vieira. O jovem agradece o apoio e motivação que recebeu dos seus amigos da escola para se tornar um vereador mirim. “É muito bom participar da dinâmica política da nossa cidade e o projeto da Câmara Mirim é importante por que introduz os jovens nessa realidade. É preciso agradecer as escolas que participam desse projeto, os organizadores e os servidores da Casa, que ajudam a perpetuar essa ideia”.

 

A reunião contou com a participação de 18 vereadores mirins e dos alunos do Instituto Educacional Mayrink Vieira e da Escola Municipal Altina Olívia Gonçalves. A Secretaria da Educação veio representada por Ana Célia Carlos de Medeiros, a prefeita Cecília Ferramenta, representada pelo ex-vereador Dário Teixeira, e o vereador Juarez Pires, representado por Cenire Medeiros.

 

Palestra

 

Após o termino da reunião, todos os vereadores mirins, juntamente com o publico presente, assistiu a uma palestra com o tema “Direitos do Consumidor”, ministrada pelo Dr. Guilherme de Castro Loures, advogado do Centro de Atenção do Cidadão da Câmara Municipal de Ipatinga.

 

Baseado no CDC (Código de Defesa do Cosumidor), a palestra esclareceu a diferença entre produto e serviço e o direito protegido por lei caso ocorra algum erro ao adquirir esses bens.

 

O palestrante ressalta a diferença do consumo de tempos antigos com a nossa realidade atual, apresentando a definição correta do que é ser consumidor.

 

 

Início do rodapé