Início do conteúdo

Vereadora mirim ressalta importância da aplicação dos testes vocacionais


Publicada em 01/09/2014 15:25

Vereadora mirim ressalta importância da aplicação dos testes vocacionais

A vereadora mirim Nardielly Rocha apresentou, na tarde desta segunda-feira (1º), sete indicações durante a reunião da Câmara Mirim. Uma delas aponta ao Executivo a necessidade da aplicação dos testes vocacionais nas escolas das redes pública e privada do município.

 

A justificativa da jovem parlamentar, presidente da Câmara Mirim, é que a escolha profissional é motivo de muita dúvida para os alunos do ensino médio. “A aplicação do teste vocacional auxiliaria os jovens estudantes a tomarem uma decisão que pode ser considerada uma das mais importantes da sua vida”, afirma Nardielly.

 

Uma outra indicação apresentada pela presidente também envolve as escolas de Ipatinga. Preocupada com o conteúdo acessado pelos estudantes na internet, Nardielly indica que a Prefeitura torne obrigatória a instalação de programas para bloquear determinados sites nos computadores das escolas.

 

“A indicação se faz necessária porque os computadores dessas instituições devem ser destinados somente para fins de pesquisas e trabalhos escolares”, explicou.

 

Na área da saúde, Nardielly apresentou três indicações. Na primeira delas é apontada a necessidade de criação de uma comissão especial para tratar de assuntos relacionados com a dependência química. “Os dependentes químicos precisam de atenção e acolhimento especial. As pessoas estão entrando cada vez mais cedo no mundo das drogas, o que está afetando a juventude e aumentando os índices criminais”.

 

As outras indicações dizem respeito à criação de um órgão municipal responsável por auxiliar os pais na orientação sexual dos jovens e à obrigatoriedade de uma avaliação nutricional anual dos alunos das escolas de Ipatinga.

 

O vereador mirim Túlio Máximo Salomé indicou à prefeita Cecília Ferramenta a necessidade do aumento do número de linhas de ônibusem Ipatinga. Paraele, é preciso incentivar o transporte público para que possa reduzir a quantidade de veículos circulando na cidade e consequentemente promover maior segurança no trânsito.

 

“É importante lembrar que as pessoas que não possuem carro ou moto têm no transporte público a única forma de locomoção”, ressalta Túlio.

 

As vereadoras Emilly Cordeiro de Paula e Ludmila Martins de Miranda fizeram o uso de tribuna para agradecer o apoio recebido da escola e amigos pela participação na Câmara Mirim. “É muito bom participar deste projeto, agradeço meus amigos e minha escola por me apoiarem. Estou aqui por eles e tenho certeza de que vou me tornar uma cidadã melhor”, disse Emilly.

 

A reunião contou com a presença de 16 vereadores mirins e com a participação de alunos e professores da Escola Municipal Márcio Andrade Guerra e da Escola Estadual Professora Maria Antonieta.

 

 

Palestra

Após a reunião ordinária, os vereadores mirins e o público presente assistiram a uma palestra com o advogado Pedro Caetano Gomes Rodrigues, do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), e que teve como tema “Os três poderes”.

 

Ele explicou que em nosso país existem três poderes constituídos: Legislativo, Executivo e Judiciário. Pedro Caetano ressaltou a importância de cada um deles, assim como suas atribuições.

 

Dando maior ênfase ao Poder Legislativo, o palestrante mostrou que o papel do vereador mirim se assemelha perfeitamente ao dos vereadores adultos da nossa cidade. Assim como os parlamentares eleitos, os estudantes participam de reuniões em que podem apresentar proposições, indicações, moções de aplauso, entre outros.

 

 

Início do rodapé