Início do conteúdo

Lei institui a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer Bucal


Publicada em 22/09/2014 17:59

Lei institui a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer Bucal

De autoria do vereador Nilton Manoel (SDD), projeto ainda passará pela sanção do Executivo


Foi aprovado em 2ª votação o projeto de lei (nº80/14) que cria no município a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer Bucal. A matéria, apreciada na reunião ordinária desta segunda-feira (22/09), obteve aprovação unânime e seguirá para a sanção do Poder Executivo.

 

A data será lembrada na semana do dia 31 de maio de cada ano. A intenção, segundo o vereador Nilton Manoel (SDD), autor da proposta, é alertar a população quanto ao perigo da doença.

 

“O câncer bucal é o oitavo tipo de câncer mais frequente entre os homens e nono entre as mulheres. Nosso objetivo é realizar um conjunto de atividades, envolvendo secretarias, entidades, associações e conselhos na busca de enfretar esse problema”, explica o parlamentar. 

 

Dois dos fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento deste tipo de câncer são o cigarro e o álcool. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença atinge mais de 11 mil brasileiros por ano. Como geralmente os diagnósticos são tardios, a maioria dos pacientes procura tratamento em um estágio avançado da doença, o que dificulta a cura.

 

“Por isso que é importante que haja a divulgação desta doença. A informação é de extrema importância para tratamento. E essa Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer Bucal vem com essa proposta”, disse Nilton.    

 

As atividades da semana municipal ficarão a cargo de uma comissão organizadora do evento, que será composta por cinco membros da sociedade civil, escolhidos entre as entidades que trabalham na área da saúde. A partir da sanção da prefeita Cecília, o evento passará a constar no Calendário Oficial de Eventos do Município de Ipatinga.

 

Dia Municipal do Feirante

 

Outra proposta de autoria do vereador Nilton Manoel e aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira é a que institui o Dia Municipal do Feirante. Ciente da importância do papel da categoria na sociedade, o vereador comemorou a aprovação da matéria.

 

“As feiras livres de Ipatinga são geralmente constituídas por pessoas de uma mesma família, pais e filhos, que lutam para o próprio sustento. E as feiras são uma tradição em nosso país. E em Ipatinga não é diferente. Por isso essa homenagem mais do que justa”, disse o parlamentar.

 

Com a aprovação da matéria, que depende agora de sanção do Poder Executivo, a data será comemorada na semana do dia 25 de agosto, dia que marcou a realização da primeira feira livre do país, em São Paulo, no ano de 1914.

Início do rodapé