Início do conteúdo

Vereadores mirins realizam a última reunião do mandato


Publicada em 06/10/2014 17:14

Vereadores mirins realizam a última reunião do mandato

A tarde desta segunda-feira (06/10) foi marcada pela última reunião do segundo mandato da 4ª legislatura da Câmara Mirim. Os 18 vereadores mirins se reuniram no plenário da Casa para apresentação de indicações à prefeita municipal e finalizar os trabalhos realizados durante o mandato. A reunião contou com a participação dos alunos e professores da Escola Estadual Wilson Alvarenga.

 

Durante a reunião, foram apresentadas oito indicações que abordaram temas como conscientização no trânsito, saúde e inclusão social na rede pública de ensino.

 

Das indicações realizadas, três são da vereadora mirim Victória Silva Moreira, que ressaltou a importância da disponibilização de agentes de trânsito para controle da travessia de alunos até o ambiente escolar, a necessidade de palestras com temas voltados a conscientização do jovem na rede pública e a inclusão da Festa das Mães no calendário comemorativo de Ipatinga.

 

“Essas indicações se fazem necessárias por que visa a melhoria da nossa segurança e da estrutura de nossas escolas. As ruas de nossas escolas ficam em grande movimento, por isso é preciso um responsável para orientar os alunos e trabalhar a prática do uso da faixa de pedestres. As palestras  teriam temas voltados à vida do jovem com intuito da conscientização sobre os mais variados assuntos e, por último, a Festa das Mães é uma forma de arrecadação de um fundo para investimento na nossa educação”, afirma Victória.

 

A conscientização no trânsito foi abordada pela indicação do vereador mirim André Rhodes Neves, que ressaltou a necessidade da sinalização de uma faixa de pedestre na travessia que liga o bairro Iguaçu ao Parque Ipanema. De acordo com o mirim, muitos pedestres têm tido grande dificuldade ao tentar atravessar a avenida que liga esses dois pontos. “Nossa cidade tem tido problemas no que se refere ao trânsito e mobilidade urbana. Sendo assim, toda segurança e a preservação da vida de todos os cidadãos devem estar acima de qualquer interesse que possamos abordar”, afirma.


A tribuna livre foi utilizada por sete vereadores mirins: Emilly Cordeiro, Felipe José, Nardielly Rocha, Tales Lima, Thalissom Daniel, Túlio Máximo e Victória Silva, que aproveitaram a oportunidade para agradecer o período do mandato realizado na Câmara Mirim. “Participar da Câmara Mirim foi mais que um privilégio. Poder representar minha cidade mesmo sendo tão nova foi uma experiência muita boa. Aqui aprendi muito e fiz muito amigos. É com grande esperança em uma cidade cada vez melhor que me despeço dessa Casa", afirma Nardielly Rocha.


Ao término da reunião, os vereadores mirins se juntaram com o público presente para assistir a palestra com o tema "Cidadania", ministrado pela assistente social Syrlene Aparecida Martins.


Palestra


A palestra que foi apresentada aos alunos tinha como objetivo despertar o interesse dos jovens com a prática da cidadania. Ressaltando a importância, a assistente social Syrlene Aparecida Martins relatou que todo ser humano tem seus direitos e deveres e que se faz necessário cada um exercê-lo.

 

A palestrante mostrou a diferença que existe em exercer a cidadania antigamente e da forma que é colocada em prática nos dias atuais. Foi mostrado que todo ser humano tem direito à saúde, educação, moradia, trabalho, providência social, entre outros e, tem como dever, o cumprimento das leis, proteção da natureza e do patrimônio público, o respeito ao próximo e as leis de trânsito, entre outros.

 

Os alunos participaram dizendo que um dos direitos que o homem moderno mais precisa é o de expressão.
A palestrante conclui a palestra afirmando que a cidadania é um processo que não é fixo, pois apresenta um permanente processo de construção. 

Início do rodapé