Início do conteúdo

Outubro Rosa: Câmara ganha iluminação especial contra o câncer de mama


Publicada em 17/10/2014 17:10

Outubro Rosa: Câmara ganha iluminação especial contra o câncer de mama

A Câmara Municipal de Ipatinga recebeu neste mês uma iluminação extra na cor rosa em alusão à campanha nacional contra câncer de mama. Denominada “Outubro Rosa”, a campanha ganhou a adesão de outras instituições públicas e privadas, como a Prefeitura Municipal, que também passou a iluminar a fachada com a cor rosa.

 

A história do “Outubro Rosa” remota ao ano de 1990, quando o laço cor-de-rosa, lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e hoje símbolo da campanha, foi distribuído aos participantes da primeira corrida pela cura, realizada na cidade de Nova York, Estados Unidos.

 

Desde então, o movimento ganhou força em todo o mundo. A ação de iluminar prédios públicos, pontes, teatros e etc. passou a ser aderida em diversos países. No Brasil, o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, na cidade de São Paulo, foi o primeiro a ser iluminado na cor rosa, em 2002. Essa iniciativa se espalhou por todo o país.

 

Para o presidente da Câmara, vereador Ley do Trânsito (PSD), o mais importante é despertar a atenção da sociedade quanto ao problema do diagnóstico tardio do câncer de mama.

 

“Infelizmente, essa doença ainda mata milhares de mulheres em nosso país. Muitas vezes, essas mortes poderiam ser evitadas com um diagnóstico mais precoce, mas a falta de informação acaba levando mulheres a descobrir a doença tarde demais. Esperamos que, com essa campanha, a sociedade se desperte quanto a esse problema”, disse Ley. 

Início do rodapé