Maura Gerbi recebe honraria de personalidade destaque na valorização e conquista do direito da mulher
Publicada em 20/10/2014 18:04
De autoria do vereador Jadson, lei ficará referenciada como Lei Maura Gerbi
A Câmara Municipal de Ipatinga homenageou, nesta segunda-feira (20/10), a educadora e ativista dos direitos humanos Maura Gerbi, como personalidade destaque na valorização e conquista do direito da mulher.
Maura é a primeira homenageada desde que a Lei 3366, de 29 de julho de 2014, foi sancionada instituindo o Dia Municipal dos Direitos da Mulher e, por isso, esta lei será conhecida como Lei Maura Gerbi.
A lei, de autoria do vereador Jadson Heleno (SDD), autorizou o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher a indicação do nome da homenageada todo o ano. Segundo o autor da proposta, “quando tive a iniciativa de propor essa lei, o fiz baseando-se no pressuposto de que as mulheres precisam ser cada vez mais lembradas, valorizadas, defendidas e homenageadas. Não é possível construirmos uma sociedade mais justa, sem reconhecermos as mulheres como parte insubstituível neste processo de construção de um mundo melhor”, disse Jadson.
Elmina Ferreira, em sua fala na Tribuna da Casa, relembrou a história de luta da Maura, que “sempre foi incansável na luta dos direitos humanos, que chegou a ser vítima na ditadura, que foi um exemplo de mulher que luta incansavelmente pelo próximo”, elogiou ela.
Para Maura, receber o título de personalidade destaque a emociona muito e traz, ao mesmo tempo, grande responsabilidade em continuar na luta ativa pelos direitos humanos e por uma educação inclusiva: “Significa que eu tenho agora, daqui pra frente, uma responsabilidade ainda maior naquilo que eu faço, nas minhas atitudes e na minha atuação. Estou feliz e me sentido muito honrada”, agradeceu ela.
A homenageada, que milita na área dos Direitos Humanos desde a década de 70, finalizou com uma mensagem de otimismo. Para Maura Gerbi, a emancipação da mulher torna a nossa cidade de Ipatinga ainda melhor para se viver.
O presidente da Câmara, vereador Ley do Trânsito (PSD), elogiou a escolha. “Conceder esta homenagem a Maura é reconhecer a importância de seu trabalho e, ao mesmo tempo, chamar atenção da sociedade para a importância da mulher e de suas lutas”, comentou o presidente.