Vereador Ademir Cláudio indica José Amilar para receber Medalha do Mérito Legislativo
Publicada em 07/11/2014 14:25
Foi aprovado por unanimidade o Projeto de Resolução nº 58/2014, que concede a Medalha do Mérito Legislativo ao educador José Amilar da Silveira.
O autor do Projeto, vereador Ademir Cláudio (DEM), que também faz parte da Comissão de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer da Câmara de Ipatinga, explica que a homenagem é uma forma de agradecer a José Amilar pelos relevantes serviços que ele presta à comunidade ipatinguense, principalmente no que diz respeito à Educação.
“Amilar tem um extenso currículo nessa área. Dentre as realizações em que ele esteve envolvido, está a fundação do Colégio Municipal de Ipatinga, primeira escola municipal da cidade, situado onde hoje funciona o Colégio Tiradentes”, conta Ademir, enfatizando que toda homenagem é pouca para pessoas que como José Amilar que dedicam sua vida ao ensino. “Aquele que compartilha o conhecimento merece ser reconhecido por toda a vida. Nesse contexto, toda homenagem ainda é pouca”, falou.
José Amilar da Silveira nasceu em Santana do Paraíso/MG. Fez o ensino fundamental e o ensino médio no Seminário Menor de Mariana/MG e cursou Filosofia no Seminário São Vicente de Paulo, em Petrópolis/RJ. Tem licenciatura plena em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco, de São João Del Rey e o Curso de Direito pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce – Fadivale. Dedicou-se ao magistério, como professor de Português e Literatura, Psicologia Educacional e Filosofia, exercendo suas atividades em várias escolas do Vale do Aço, na Educação Básica e no Ensino Superior. Habilitou-se para o exercício de suas funções através de muitos cursos específicos e em promoções de caráter pedagógico-educacional. Tem destacado papel na comunidade, ocupando cargos e executando trabalhos de relevância social. É membro do Rotary Club e Ipatinga. Foi diretor da Escola Estadual Professor Letro, de Antônio Dias; do Ginásio Comercial São José de Santana do Paraíso e do Colégio Angélica de Coronel Fabriciano. Trabalhou por 38 anos no Colégio São Francisco Xavier, onde foi professor e diretor.
Atualmente é diretor do Centro de Estudos Professora Zenita Guenther, um importante espaço aberto às discussões de assuntos ligados à educação de crianças e jovens talentosos, superdotados, de assuntos ligados à filosofia, e de outros temas atinentes à educação.