Seguindo ISO 14001, Câmara terá decoração natalina feita com copos descartáveis reciclados
Publicada em 14/11/2014 14:42
A Câmara Municipal de Ipatinga completou em outubro dois anos de atividades desenvolvidas dentro das normas preconizadas pela ISO 14001, de gestão ambiental. Diversas iniciativas foram adotadas ao longo desse período com o objetivo de reduzir impactos ambientais e trabalhar a conscientização de todos para a preservação do meio ambiente.
Neste final de ano, a criatividade de uma servidora surpreendeu positivamente a todos no legislativo. Antônia Isidoria de Sousa Modesto, supervisora da empresa que presta serviços de limpeza e conservação à Câmara, apresentou à direção da Casa uma proposta de decoração natalina utilizando, como matéria prima, copos descartáveis reciclados.
O trabalho teve início nos corredores internos da Casa e aos poucos vai tomando conta dos demais espaços. Além de gerar economia, a iniciativa de Antônia Isidoria contribui para despertar a consciência ecológica dos servidores e dos munícipes que visitam diariamente o prédio do legislativo.
A coleta seletiva foi implantada em 2012 na Câmara Municipal de Ipatinga. Os resíduos sólidos são descartados em lixeiras identificadas para receberem papel, plástico, produtos não recicláveis, além de pilhas e baterias. Os copos utilizados para a decoração natalina este ano estão sendo recolhidos das lixeiras e higienizados. Quando for desmontada a decoração, os copos serão novamente descartados e enviados para a reciclagem.
O superintendente do legislativo, Lúcio Aguiar Ferreira, elogiou o trabalho de Antônia Isidoria. “Esta iniciativa demonstra que com criatividade é possível dar diversas destinações a produtos que, a princípio, teriam como destino o lixo. Além de gerar economia, a decoração de Natal este ano está ficando de muito bom gosto. A supervisora Antônia está de parabéns”.
Segundo a artesã, a decoração foi feita a partir de copos usados para tomar café e que são considerados não recicláveis. “Todos os copos foram lavados antes de serem trabalhados para a decoração”.
Antônia explica que as bolas maiores são feitas com cerca de 120 copos. “Fico feliz em fazer parte de um processo de reciclagem porque tenho a consciência de estar fazendo o bem e deixando a minha cidade cada vez mais limpa. O resultado é muito satisfatório e contribui para a beleza do nosso ambiente de trabalho”, concluiu a supervisora.