Nilsin pede esclarecimento à Copasa sobre cobrança da Taxa de Recursos Hídricos
Publicada em 23/12/2014 17:17
O vereador Nilsin da Transnil (PT do B) reclamou nesta semana da cobrança por parte da Copasa da Taxa de Recursos Hídricos. Ao usar a tribuna durante reunião ordinária, ele pediu esclarecimentos à empresa, afirmando desconhecer a necessidade e a destinação dos recursos da cobrança.
“Enviamos um requerimento à Copasa para que encaminhe à Câmara relatório e documentação referentes à Taxa de Recursos Hídricos cobrada nas tarifas da conta de água e esgoto”, disse o parlamentar, referindo-se ao requerimento nº 71/14, protocolado na secretaria geral e enviado à empresa.
O vereador quer saber sobre a origem da taxa, os cálculos usados para a valoração, bem como a justificativa técnica e legal para a cobrança.
“Várias pessoas têm me procurado para tratar sobre esse tema. Já procurei a Copasa e não obtive uma resposta concreta, algo que me satisfizesse. Qual o motivo dessa cobrança? A empresa não tem que repassar essa conta aos usuários”, reiterou Nilsin.
A fala do parlamentar foi reforçada pela vereadora Lene Teixeira (PT), que também criticou a empresa por cobrar taxas muitas vezes sem a contrapartida devida.
“Há esgotos ainda sendo jogados nos rios sem tratamento em alguns ribeirões de nossa cidade, como acontece nos bairros Vila Celeste e parte do Cidade Nobre com Ideal. Afirmam que 100% do esgoto está sendo tratado, mas nós vemos que a realidade não é bem essa”, disse Lene.