Início do conteúdo

Câmara aprova o Orçamento de 2015 em primeira votação


Publicada em 20/01/2015 17:10

Câmara aprova o Orçamento de 2015 em primeira votação

A Câmara de Ipatinga deu um passo importante para a liberação do orçamento municipal. O projeto de lei 104/2014, que estima a receita e fixa a despesa do município para 2015 – no valor de R$ 885 milhões –, foi aprovado nesta terça-feira (20/01), em primeira votação. O projeto terá segunda votação e redação final em nova reunião, nesta quarta-feira (21), a partir das 14h.


A primeira reunião da Câmara neste ano, com a presença de todos os 19 vereadores, durou menos de uma hora. Com a pauta cheia – 19 projetos no total –, o presidente da Mesa Diretora, vereador Sebastião Guedes (PT), propôs que as matérias fossem divididas em quatro blocos. Sem nenhuma polêmica, todas foram aprovadas em primeira votação, a maioria por unanimidade.

 

ORÇAMENTO


O primeiro projeto a ser colocado em discussão na reunião desta terça-feira foi o do Orçamento de 2015, aprovado por 18 votos a zero (o presidente só vota em caso de empate). Algumas emendas foram apresentadas pelos vereadores, que serão apreciadas na reunião desta quarta-feira antes da votação da sua redação final.


De acordo com o presidente da Câmara, após aprovação nesta quarta-feira da redação final, o projeto será enviado à prefeita Cecília Ferramenta para sanção imediata. Guedes comemorou a aprovação do orçamento como a retomada da normalidade, já que, devido ao atraso na votação, a Prefeitura só tem quitado despesas urgentes e inadiáveis.


“O bom senso prevaleceu. O atraso do Orçamento de 2015 causou uma série de problemas, tanto para a Prefeitura como para a Câmara. Vários contratos e convênios ainda não puderam ser assinados por causa disso, o que acarretou na suspensão de serviços, como o de acolhimento do Projeto Videiras. Conseguimos recuperar o tempo perdido, e a expectativa é que nos próximos dias todas essas pendências possam ser resolvidas”, afirmou Guedes após a primeira reunião do Legislativo sob o seu comando.

 

BLOCOS


Dos 19 projetos incluídos na pauta da convocação extraordinária da Câmara, 14 foram aprovados na primeira reunião deste ano e voltam ao plenário para novas discussões e segunda votação nesta quarta-feira. Os outros cinco projetos serão votados nos próximos dias, após a liberação do Orçamento Municipal.


No primeiro bloco, os vereadores aprovaram quatro projetos do Executivo municipal. Outros quatro projetos, de autoria da Mesa Diretora e dos vereadores Juarez Pires, Nilton Manoel e Ademir Cláudio, foram votados no segundo bloco. O terceiro teve mais quatro projetos, todos de autoria de Sebastião Guedes. E, por último, foi aprovado, por 14 a5, um projeto de resolução da Mesa Diretora que reorganiza os atuais gabinetes do terceiro e quarto andares do prédio da Câmara.

 

COMISSÕES

Seguindo recomendação da nova Mesa Diretora, para que os projetos tenham tramitação mais célere, várias comissões internas da Câmara se reuniram logo após a sessão no plenário para avaliarem emendas apresentadas aos projetos e emitirem pareceres para a reunião desta quarta-feira.

 

 

Minuto de silêncio

 

A primeira reunião da Câmara de Ipatinga em 2015, nesta terça-feira (20/01), foi marcada também por homenagens póstumas. Meia hora após o seu início, a sessão foi interrompida pelo presidente Sebastião Guedes para um “minuto de silêncio” em memórias de três antigos moradores da cidade falecidos recentemente.


Por sugestão do vice-presidente, vereador Nilton Manoel (SDD), foram homenageados o advogado Marcelo Cruz, ex-servidor da Prefeitura e da própria Câmara de Ipatinga; o taxista  e ex-policial Nilton Silva Corrêa; e o desenhista Carlos Roberto da Silva – Kalu, filho do ex-vereador José Orozimbo da Silva.

 

 

Início do rodapé