Câmara amplia atendimento do CAC na próxima semana
Publicada em 30/01/2015 16:06
O Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal de Ipatinga voltará a funcionar o dia inteiro a partir da próxima segunda-feira (02/02). Após o recesso legislativo do mês de janeiro, o atendimento à população voltará ser feito, diariamente, das 7h às 18h30.
Além da ampliação do horário de funcionamento, o presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Sebastião Guedes (PT), destacou que o CAC passará a contar também com mais profissionais e um maior número de estagiários de Direito, setor que lidera a demanda de atendimento no órgão.
Além do aumento do efetivo do CAC, o presidente da Câmara também anunciou que será feito também um treinamento dos servidores do órgão, em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na segunda quinzena de fevereiro, para melhorar a prestação de serviços à comunidade.
INCLUSÃO SOCIAL
De acordo com Guedes, o número de estagiários no CAC foi ampliado de quatro para 11, em dois turnos de trabalho, como ocorria até 2012. “Nossa intenção é ampliar o atendimento e a oferta de serviços à população, que tem no CAC uma porta de inclusão social e cidadã”, resume o presidente da Câmara de Ipatinga.
Guedes destaca a importância do CAC na prestação de serviços à população, por meio de parcerias com diversas instituições e autarquias. Diariamente, mais de 100 pessoas passam pelo setor, em busca de orientações jurídicas e sociais, e de serviços como agendamento e requisição de benefícios do INSS e segunda via de documentos.
ATENDIMENTO
Balanço concluído nesta sexta-feira (27/01) pelo gerente do CAC, Tadeu Figueiredo, indica um atendimento de mais de 2,5 mil pessoas no mês de janeiro. Isso significa que, num mês atípico, de recesso, com apenas 20 dias úteis e com funcionamento apenas na parte da tarde, uma média de 125 pessoas foram atendidas por dia.
Conforme Tadeu Figueiredo, mais da metade dos atendimentos é relacionada a questões previdenciárias, como agendamento de benefícios, perícias e aposentadorias, além de inscrição e preenchimento de guias de recolhimento do INSS. Outro serviço importante é o de isenção de taxas para documentos públicos e solicitação de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, que em janeiro beneficiaram mais de 500 pessoas.