Início do conteúdo

Lene fala a estudantes sobre conservação do bem público


Publicada em 11/02/2015 17:21

Lene fala a estudantes sobre conservação do bem público

A vereadora Lene Teixeira (PT) abriu, nesta quarta-feira (11), a série de palestras que dará sobre conservação do bem público no mês de fevereiro. Com o tema “Bem Público: Conservar é Dever de Todos”, a parlamentar falou, no plenário da Câmara Municipal, para uma plateia formada por estudantes de várias escolas da cidade.


De maneira descontraída, Lene explicou aos jovens sobre o que é o bem público. “É todo aquele patrimônio que nós temos. São as escolas, praças e parques, ruas e avenidas”, disse. A vereadora também citou os bens públicos naturais, lembrando, especialmente, da água e da importância de se preservá-la. “Se a gente não cuida desse patrimônio valioso, o mundo todo vai pagar caro”, disse.


Lene falou para os estudantes sobre a importância de se conservar, em especial, as escolas, alvos constantes de vandalismos como pichações e depredações. Segundo a vereadora, a Prefeitura informou que somente em 2015, serão gastos R$ 5 milhões para o reparo das escolas municipais de Ipatinga. Ainda conforme os dados da Administração, R$ 2,487 milhões são gastos mensalmente para varrer as ruas da cidade, valor que poderia ser facilmente reduzido se houvesse a conscientização sobre o uso correto das lixeiras. “Cidade limpa não é a que mais se limpa. É a que menos se suja”, afirmou.


Apresentando os números, Lene também lembrou que depredar o patrimônio público é crime, cuja pena pode chegar até três anos de detenção e pagamento de multa.


A vereadora segue, durante todo mês de fevereiro, ministrando palestras em escolas de Ipatinga em comemoração ao Dia Municipal de Conscientização para Preservação do Bem Público, lembrado no próximo dia 15.

 

Reunião Mirim

 

Antes da palestra, os vereadores mirins se reuniram ordinariamente para deliberar sobre propostas que beneficiam o município. Eles apresentaram nove indicações ao governo municipal.


A estudante Bárbara Inoue iniciou o ano já com cinco indicações. Ela pediu mais instalações sanitárias e de bebedouros nas escolas da rede pública do município, além de mais livros nas bibliotecas. Bárbara também pediu mais policiamento nas proximidades das escolas e o aumento no número de linhas no transporte público.  Preocupada com o atendimento nos postos de saúde, ela pediu ainda a contratação de mais profissionais da saúde e recepcionistas em cada unidade de atendimento.  


“Essa é uma necessidade que atenderia um dos problemas mais comuns da população e seria ideal para atenção básica porque resolveria a maioria das demandas de saúde da nossa comunidade”, justificou ela.

 

A mirim Maeli Alves Sudre solicitou a drenagem de água pluvial na rua Manoel Vicente Araújo, no Limoeiro, enquanto seu colega, o vereador mirim Rafael Zicker, pediu a reabertura do restaurante popular.


“A indicação se faz necessária uma vez que com a volta do funcionamento do Restaurante Popular seria um grande ganho para a comunidade. É de suma importância que isso aconteça, para beneficiar as pessoas de baixa renda”, disse Rafael.


A aluna Nicole Silva finalizou a reunião com mais duas indicações. Uma trata sobre a necessidade da implantação de laboratórios de ciências nas escolas, e a outra solicita iniciativas do poder público para a criação de projetos voltados para saúde física dos alunos.


“Tal indicação objetiva a melhoria da velocidade, do equilíbrio, da auto-eficácia, contribuição para manutenção ou aumento da densidade óssea, auxílio no controle de doenças, principalmente depressão e ansiedade, melhor disposição para o trabalho, socialização e inclusão social dos alunos”, defendeu ela.

 

 

Início do rodapé