Denominação de via pública ganha destaque em reunião ordinária
Publicada em 20/02/2015 17:15
Maioria dos projetos de lei apreciados na tarde desta sexta-feira trata sobre nome de ruas; com pedido de vista, três propostas foram retiradas
A denominação de via pública foi a responsável pela maioria das proposições apresentadas em reunião ordinária na tarde desta sexta-feira (20). Das sete propostas aprovadas, em 1ª discussão e votação, cinco tratam sobre designação de nomes para ruas e praça no município de Ipatinga. Com essa medida, moradores dessas localidades, que até então não contavam com um endereço oficial, passam a ter mais segurança no recebimento de correspondências e na aquisição de outros serviços, como abastecimento de água, coleta de esgoto sanitário, chamada de emergência (Samu), entre outros.
Entre as propostas, está o projeto de lei (nº10/2015), de autoria do vereador Jadson Heleno (SDD), que denomina “Praça Maria Isabel Fontes” o logradouro público sem nome, localizado no final da rua Bárbara Heliodora, entre as ruas Alvarenga Peixotom Vasco de Menezes e Marechal Floriano Peixoto, no bairro Imbaúbas. Muito querida, Maria Isabel Fontes foi uma das moradoras mais antigas do bairro.
Outra via pública passa a ter o nome de “Beco Saracurão” (PL nº17/2015) e fica no início da avenida Forquilha, entre os números 380 e 396, no bairro Vila Celeste. Saracurão é um dos nomes pelos quais é conhecido o Carão (Aramus guaraúna), uma ave guiforme presente no continente americano. A proposta, de autoria do vereador Agnaldo Bicalho (PT), segue a tradição do bairro Vila Celeste, que possui todas as ruas com nome de pássaros.
A conhecida rua 11, no início da avenida José Antônio, no bairro Pedra Branca, passa a se denominar “Rua Joaquim Caetano” (PL nº18/2015). A proposta é do vereador Adelson Fernandes (PSB) e segue reivindicação dos moradores do bairro.
Outra proposta do vereador Adelson Fernandes dá à via pública sem nome, também no bairro Pedra Branca, entre os números 215 e 233 da rua 3, o nome de “Beco João Peres Araújo” (PL nº19/2015), em homenagem póstuma a um antigo morador que leva o mesmo nome.
Adelson Fernandes finalizou suas proposições com a proposta que concede o nome de “Rua Ana Gonçalves Ferreira” (PL nº20/2015) a mesma via pública conhecida como rua 3, mas dessa vez com início em frente ao número 3.153, também no bairro Pedra Branca.
Por fim, os vereadores apreciaram mais duas matérias. Uma trata sobre recomposição na tabela de vencimentos dos servidores da Câmara Municipal de Ipatinga (PL nº 15/2015) e a outra sobre a recomposição dos subsídios dos membros do Poder Legislativo (PR nº 02/2015), ambas de autoria da Mesa Diretora.
Pedido de Vista
Um pouco antes do início da votação, o vereador Roberto Carlos (PT do B) fez um pedido de vista em três matérias inseridas na pauta do dia. O presidente Sebastião Guedes (PT) concedeu 24h para o parlamentar estudar melhor os textos. Um trata sobre a criação do Diário Oficial Eletrônico do Município (PL nº11/2015), o outro sobre a concessão de adicional de insalubridade aos servidores públicos municipais (PL nº 12/2015) e o último sobre a alteração de dispositivo da Lei Municipal nº 3423/2015, que estima receita e fixa despesa do orçamento do município para este ano.