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Jovens parlamentares recebem homenagem pelo Dia do Vereador Mirim


Publicada em 01/06/2015 17:47

Jovens parlamentares recebem homenagem pelo Dia do Vereador Mirim

Sessão Solene antecede reunião ordinária e palestra sobre sustentabilidade energética 

 

Ao se reunirem na tarde desta segunda-feira (01), em Sessão Solene que antecedeu a primeira reunião ordinária deste mandato, os estudantes da Câmara Mirim receberam certificado em comemoração ao Dia do Vereador Mirim, celebrado no dia 28 de maio.  A entrega foi feita pelo presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, vereador Sebastião Guedes (PT). O Dia do Vereador Mirim foi instituído no calendário oficial do município por meio da Lei nº 2.434/08.

 

Logo em seguida, os mirins iniciaram as deliberações em plenário. Foram lidas cinco indicações, que posteriormente serão enviadas à administração municipal, cabendo ao governo municipal analisar a viabilidade de cada pedido. 

 

De presidente para presidente: Guedes entrega certificado ao

presidente da Câmara Mirim, Matheus Araújo


A vereadora mirim Letícia Soares de Oliveira, da Escola Educação Criativa, pediu a instalação de lixeiras no bairro Vila da Paz. Ela argumenta que há muito lixo jogado nas ruas e solicitou a ajuda da Prefeitura para combater esse problema.

 

“O lixo que é jogado nas ruas da nossa cidade vem contribuindo para a poluição do meio ambiente, bem como para o entupimento de bueiros, canaletas e aumenta também a proliferação de insetos e doenças”, justifica ela.

 

Yasmim Monteiro de Carvalho, do Colégio São Francisco Xavier, apresentou duas indicações. A primeira faz referência à iluminação deficiente na Avenida Japão, bairro Cariru, próximo ao cruzamento com as ruas Estados Unidos e China. Ela disse que muitos moradores se sentem inseguros no local, “quando saem da escola, do trabalho ou até mesmo de suas próprias casas, pois o local é escuro e possui pouca iluminação”.


Alunos e professores da Escola Municipal Chirlene Cristina Pereira

acompanharam os trabalhos da Câmara Mirim nesta segunda-feira


A outra indicação apresentada pela estudante pede a inclusão das disciplinas de arte e música na grade curricular do Ensino Fundamental I e II nas escolas municipais. “A música ser de fundamental importância no desenvolvimento da criança e do adolescente, ajuda a melhorar o raciocínio e há muitas outras vantagens. A matéria de artes, por si, segundo o site Educar Para Crescer, melhora a coordenação motora, desenvolve a atenção, incentiva o gosto por outras disciplinas e ajuda a entender o mundo em que vivemos”, defende ela.

 

Já Matheus dos Santos Araújo,  aluno da Escola Chirlene Cristina Pereira, pediu a inclusão de aulas de libras (Língua Brasileira de Sinais) no currículo escolar. Ele afirma ser necessário o aprendizado de libras a todos como  uma ferramenta de inclusão social. “Além de aprender a linguagem dos sinais, o curso poderá transmitir todo um conhecimento que inclui a história de quem vive com a deficiência, buscando a inclusão social de surdos e mudos”, disse ele.

 

Matheus apresentou ainda uma indicação solicitando a volta das aulas da Escola Municipal de Música de Ipatinga, a Tom (Tenente Oswaldo Machado). A escola está fechada há três anos, deixando de atender cerca de 800 alunos em diversas modalidades como: bateria, piano, violão, teclado, técnica vocal, entre outros. "A Escola Tom motivam os jovens e adolescentes a estudarem algo interessante,  diminuindo os riscos de envolvimento com drogas e crimes, além de desenvolver habilidades motoras e de concentração".

 

A professora Marluce Teixeira Andrade Queiroz proferiu palestra aos

estudantes presentes na Câmara de Ipatinga

Palestra Proteção Ambiental

e a Geração de Energia

Ao fim da reunião mirim, estudantes da Escola Municipal Chirlene Cristina Pereira e vereadores mirins acompanharam uma apresentação sobre o tema "Proteção Ambiental e a Geração de Energia". A professora Marluce Teixeira Andrade Queiroz, mestre em Engenharia Industrial e doutora em saneamento, conduziu a apresentação. A intenção, segundo ela, é criar entre os jovens a consciência sobre a sustentabilidade energética, ou seja, utilizar a energia de forma sustentável, evitando, assim, o desperdício. A professora explicou maneiras no dia a dia de utilizar a energia de forma correta, como evitar de tomar banhos longos, separar o lixo para reciclagem, utlilizar a energia solar, entre outras. "Essas atitudes dependem de uma ação conjunta, para que possamos finalmente atingir o desenvolvimento sustentável", disse ela.  

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