Início do conteúdo

Na Semana do Meio Ambiente, estudantes plantam árvores junto a nascentes no BJ


Publicada em 10/06/2015 18:04

Na Semana do Meio Ambiente, estudantes plantam árvores junto a nascentes no BJ

Alunos da Escola Estadual Laura Xavier Santana realizaram, nesta quarta-feira (10), o plantio de aproximadamente 150 mudas de árvores junto a nascentes nas localidades Zé Cornélio e Mariano Félix e na Passagem Raízes, no bairro Bom Jardim. A atividade fez parte da comemoração da Semana do Meio Ambiente coordenada pela Associação Ambientalista Samambaia (Asas) e pela Paróquia São Geraldo.

 

Na manhã de terça-feira (9), foi feita a abertura do evento no Parque Ecológico Samambaia, no Bom Jardim. Cerca de 500 estudantes e professores de escolas municipais e estaduais dos bairros Bom Jardim, Ideal e Esperança participaram das atividades, que este ano estão sendo desenvolvidas em torno do tema “Água, que bem é este?”. Foram feitas leituras de poemas, redações, apresentações de músicas coreografadas e teatro.

 

Participaram das apresentações as Escolas Estaduais Laura Xavier Santana, Professora Maria Antonieta, Engenheiro Amaro Lanari Júnior, Haydée Imaculada Schettini e a Escola Municipal Levindo Mariano, as creches Pequeno Lar e Nova Conquista, além dos movimentos de crianças e adolescentes Criança e Adolescente Feliz (CAF) e Movimento da Criança e do Adolescente (Movicat).

 

Segundo os organizadores da Semana do Meio Ambiente, foram localizadas 14 nascentes no Bom Jardim. Elas foram identificadas e caracterizadas, sendo que 12 delas estão em terrenos particulares e apenas duas em áreas públicas. O reflorestamento no entorno das fontes de água está sendo feito como forma preservar e aumentar o volume de água nas mesmas.

 

O vereador Juarez Pires (PT) é um dos apoiadores das atividades desenvolvidas anualmente pela Asas durante a Semana de Meio Ambiente. “Para nós, estarmos envolvidos neste trabalho é uma responsabilidade e missão do nosso mandato, um compromisso em defesa da vida”, afirmou o parlamentar.

 

A grande participação das escolas e demais entidades do bairro foram elogiadas por Juarez Pires. “A participação de toda a paróquia em conjunto com as comunidades, entidades, associação Asas, UDCBJ, as escolas do bairro, pais e alunos nos comove e nos anima a continuar defendendo o meio ambiente, defender as 14 nascentes existentes no bairro Bom Jardim”.

 

Conforme o vereador, a intenção é fazer posteriormente a mesma ação nos bairros vizinhos. “Nós observamos que a juventude, os estudantes e toda a comunidade estão preocupados com o futuro dos recursos hídricos. Gostaríamos de ver todas as pessoas unidas em torno de um só objetivo em defesa do meio ambiente, da vida de nossos filhos, netos e bisnetos”, concluiu Juarez Pires.

 

No sábado (13), será a vez das comunidades da Paróquia São Geraldo e entidades como a União em Defesa da Comunidade do Bom Jardim (UDCBJ) e Movicat realizarem o plantio em nascentes nos locais conhecidos como Laércio João, Sítio dos Amorins e Britas Glória, no mesmo bairro.

Início do rodapé