Início do conteúdo

Procuradora da Câmara de Ipatinga é homenageada pela OAB Ipatinga


Publicada em 12/06/2015 17:24

Procuradora da Câmara de Ipatinga é homenageada pela OAB Ipatinga

Servidora foi homenageada por seu trabalho de assessoramento na  Casa Legislativa

 

A chefe da assessoria Técnica da Câmara Municipal de Ipatinga, a advogada Maria Alminda Costa Guimarães, recebeu nesta quarta-feira (10)  homenagem prestada pela 72ª subseção da OAB Ipatinga pela sua atuação frente à chefia da Câmara Municipal de Ipatinga. Maria Alminda é servidora concursada da Prefeitura Municipal, mas é nomeada na chefia do Poder Legislativo desde 2007.

 

“Esse reconhecimento é mais do que justo, devida a sua atuação com os  Poderes Executivo e Legislativo - este em especial, pelo assessoramento brilhante na Casa de Leis, onde trabalham e legislam os representantes do povo, que são os vereadores eleitos por voto popular. Pela importância do trabalho que realiza, a Câmara precisa ser assessorada por profissionais habilitados em direito público – de onde advém a grande responsabilidade de Maria Alminda e a importância de suas atividades no município”, disse o presidente da OAB Ipatinga, Eduardo Figueiredo Rocha.

 

A advogada é formada em direito há mais de 20 anos e também em letras. “O Direito é apaixonante. Depois que me formei, acabei dedicando minha carreira exclusivamente ao Direito e, na qualidade de Chefe da Assessoria Técnica da Câmara, tenho tido a oportunidade também de realizar o interesse público principalmente. O advogado público tem a possibilidade de atuar ao lado daqueles que fazem as leis e defender o interesse público”,disse Maria Alminda.

 

“Seu trabalho é fundamental na elaboração e estudos das leis que são aplicadas na cidade. O trabalho do Legislativo de Ipatinga é muito reconhecido por outras Câmaras de Minas e do país inteiro, graças à grande contribuição profissional de pessoas como a Maria Alminda. Sua função na chefia do jurídico da instituição é de grande responsabilidade e esta honraria só vem confirmar o quanto estamos certos em tê-la na equipe e na função que ocupa”, disse o presidente do Legislativo, vereador Sebastião Guedes (PT).

 

Na solenidade da OAB, Maria Alminda paraninfou os novos advogados e estagiários em Direito, da Ordem de Advogados do Brasil, que entregou as carteiras dos novos profissionais. Também foi homenageado pela OAB o procurador do município de Ipatinga, Cláudio Lobato Fonseca.

 

“A advocacia pública tem uma função muito nobre, principalmente no combate à corrupção. O advogado, como em regra é profissional de carreira, não vai se sujeitar a algumas determinações que contrariam os princípios da administração pública, em especial da legalidade e da moralidade. Na maioria das vezes, quando o gestor não acompanha aquela orientação da advocacia pública, provavelmente cometerá algum ato de improbidade”, exemplificou Eduardo Figueredo.

 

Maria Alminda foi aprovada em concurso público para o cargo de procurada municipal do município de Ipatinga. Trabalhou na Procuradoria Consultiva e Procuradoria Judicial e Extra Judicial desde 1996. Foi chefe de gabinete e procuradora geral do município de Ipatinga por duas vezes. Na prefeitura, atuou como procuradora da Junta de Julgamento de Recurso Fiscal, bem como presidiu inúmeras comissões de processo administrativo.

 

 

Início do rodapé