Câmara concederá título de Cidadão Honorário a Itair Machado

Publicada em 06/03/2006 17:48

Os Vereadores Nardyello Rocha e Adelson Fernandes, ambos do PMDB, protocoloram, no último dia 02, um projeto de Resolução nº 03/2006 que concede ao Senhor Itair Machado de Souza, o título de Cidadão Honorário do Município de Ipatinga. Agora o presidente da instituição, Crispim Elias, nomeou uma comissão que dará parecer ao projeto de resolução, que deverá ir a votação ainda este mês.

Itair nasceu em 1972, na cidade de Ouro Verde, no Estado do Paraná, chegou à Ipatinga em 1979. Após 5 anos, dividindo o tempo entre trabalho e estudo, Itair foi atrás de seu sonho, que era ser jogador de futebol.

Após muita luta, em 1998, Itair conseguiu montar o time de futebol profissional,  o Ipatinga Futebol Clube. Em 7 anos, Itair conseguiu garantir ao Ipatinga e à cidade, lugar de destaque no cenário nacional. A preocupação com o desenvolvimento social da cidade foi o que teve um peso maior para a homenagem. Através do projeto Ipatinga Esporte Cidadão, mais de 300 crianças são beneficiadas com a prática esportiva.

Para os vereadores autores da resolução, "o trabalho de Itair fez de Ipatinga um município conhecido não apenas pelo aço, mas também por um time que chegou a ser campeão mineiro em 2005, e que, levantou e ainda levanta o nome da cidade no cenário nacional".

Com o título, Itair passa a ser considerado cidadão ipatinguense, e receberá, a maior honraria que uma Casa Legislativa pode conceder.

"Por tudo isso, a cidade se orgulha de ter adotado, ainda criança, um filho que, em tempos atuais, é motivo de alegria para os milhares de habitantes que neles residem", cita o documento. O projeto deverá ser votado ainda este mês. Depois de aprovado, fica a critério do presidente da Câmara, a data  para a entrega do título e o local.