Agnaldo Bicalho critica sistema de cobrança da Copasa

Publicada em 24/03/2006 16:39

O vereador Agnaldo Bicalho (PT) aproveitou a abertura do período ordinário na Câmara Municipal nesta segunda-feira, dia 20, para esclarecer e protestar contra o novo sistema de cobranças adotado pela Copasa, a partir de março deste ano. A empresa anunciou recentemente uma redução de 10% na taxa de esgoto, cobrada mensalmente de acordo com a quantidade de água utilizada em cada residência.

O motivo de crítica por parte do vereador se deu porque a empresa decidiu, juntamente com a redução da taxa, reajustar o preço das tarifas, o que causou um aumento real de 15,35% na conta de água dos moradores de Ipatinga. De acordo com Bicalho, antes do reajuste, a taxa mínima cobrada pela Copasa era de R$ 25,46 para quem consumisse até 10 metros cúbicos de água. Deste valor, R$ 12,73 era referente à água, e R$ 12,73 ao esgoto.

Hoje, com a redução da taxa de esgoto, a tarifa passou para R$ 11,45. Mas ao invés de cobrar o valor mínimo de RS 24,18, a Copasa criou quatro novas categorias de consumo, em que a tarifa mínima foi reduzida para seis metros cúbicos, e quem consome 10 metros cúbicos terá que pagar agora R$ 27,90.

"Com esse novo sistema de cobrança, a redução na tarifa de esgoto foi desconsiderada. As contas não ficaram mais baratas para quem consome menos, conforme dizem as campanhas publicitárias. Ao contrário, quem antes pagava cerca de R$ 25 reais para utilizar uma taxa mínima terá que desembolsar mais para gastar a mesma quantidade de água. Os consumidores continuam a serem prejudicados", criticou o vereador.